Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Exercício físico, perda de peso e imagem corporal

16 de novembro de 2020
Udostępnij
Exercício físico, perda de peso e imagem corporal

Ao longo do tempo o culto ao corpo foi ganhando cada vez destaque e adeptos, tanto em homens como em mulheres! Por um lado, vivemos numa sociedade em que os meios de comunicação social evidenciam a “magreza” como o padrão de beleza, de sucesso, aceitação, conquistas amorosas e estabilidade emocional. Por outro lado, a indústria alimentar aposta em alimentos cada vez mais processados, ricos em gordura e açúcar promovendo o aumento da obesidade e excesso de peso. Parece um contrassenso!

A perceção da imagem corporal fica afetada! Existe cada vez a comparação do nosso corpo com os corpos musculados, elegantes, tonificados, esbeltos presentes nas revistas, na passerelle, na televisão, nos jornais, entre muitos outros.

A imagem corporal diz respeito à perceção e avaliação que cada pessoa tem do seu próprio corpo, sendo influenciada pelo sexo, idade, valores, religião, meios de comunicação social, vivências, entre outros.

A imagem corporal classifica-se em: positiva, neutra e negativa. Quanto mais positiva for a imagem corporal que uma pessoa possui dela própria maior a sua autoestima, otimismo, estados emocionais positivos, adoção de comportamentos saudáveis, tanto a nível alimentar como da prática de exercício físico, e a prevalência de um peso saudável. No extremo oposto, quanto mais negativa for a imagem corporal menor é a autoestima, maior a prevalência de estados emocionais negativos e depressivos, maior é a busca incessante por uma aparência física “apelativa”, menor importância atribuída à própria satisfação económica/afetiva/profissional,  maiores alterações do comportamento alimentar, maior a fome emocional e maior a tendência para a obesidade e excesso de peso.

Em pessoas com imagem corporal negativa existe um maior descontrolo a nível alimentar (alternando entre e compulsão e a restrição alimentar) bem como a prática excessiva de exercício físico (mais informação em https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/fome-de-que-alimentos-ou-emocoes-s-203/).  

A adoção de um estilo de vida saudável com a prática regular de exercício físico e uma alimentação natural é maior nas pessoas que possuem uma imagem corporal positiva!

Pessoas que possuem um estilo de vida mais sedentário possuem maior volume abdominal, imagem corporal negativa, mais peso corporal, maior tendência a consumo de alimentos mais calóricas!

Assim, pode-se concluir que a prática regular de exercício físico e uma alimentação saudável tendem a melhorar a condição e aparência física o que poderá originar no aumento da satisfação da imagem corporal. Quanto mais positiva for a imagem corporal maior a tendência para manter a prática regular de exercício físico e alimentação saudável.

As vantagens da prática regular de exercício físico são amplamente conhecidas! Tanto para o corpo como para a mente (saiba tudo em: https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/pratica-de-exercicio-fisico-vantagens-no-corpo-e-na-mente-s-277/).

 

Assim, para dar os primeiros passos rumo ao seu corpo de sonho é importante:

 

Com o seu Programa FitGym ame-se! Obtenha o corpo esbelto dos seus sonhos, eleve a sua autoestima e obtenha uma imagem corporal cada vez mais positiva de si!