Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Em dias chuvosos, corpos tonificados para dias solarengos

21 de dezembro de 2020
Udostępnij
Em dias chuvosos, corpos tonificados para dias solarengos

Dia 21 de Dezembro inicia a estação do ano mais fria e cinzenta: o Inverno!
A chuva cai torrencialmente, o vento abana freneticamente as árvores despidas de folhagem, o frio paira nas ruas… As botas, os gorros, as luvas, os casacos quentes, as camisolas e os cachecóis de lã saem dos armários… Os dias são mais pequenos e cinzentos…

Para muitas pessoas a chegada das nuvens cinzentas pode trazer sentimentos mais negativos, depressivos, apatia e mau estar psicológico ou mesmo a depressão sazonal, podendo ficar a perda de peso comprometida (saiba mais em: https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/fome-de-que-alimentos-ou-emocoes-s-203/).

A culpa pode ser mesmo da ausência de sol, uma vez que a sua ausência afeta de modo negativo a produção de hormonas essenciais, principalmente na diminuição de produção de serotonina (importante na regulação do humor) e de melatonina (essencial para regular o sistema biológico).

Na presença de dias solarengos, longos e cheio de luz o corpo adapta-se! A luz do sol funciona como regulador do sono e da vigília. Com os dias mais pequenos e cinzentos o ritmo circadiano fica alterado e surgem vários sintomas muito característicos, tais como:

  • Estados emocionais mais depressivos;
  • Falta de energia;
  • Apatia;
  • Perda de interesse por atividades que antes davam prazer;
  • Dificuldades de concentração;
  • Sentimentos de culpa, falta de esperança e/ou de valor;
  • Aumento da sonolência e, consequentemente maior número de horas de sono;
  • Aumento do cansaço;
  • Aumento do apetite;
  • Maior tendência para o ganho de peso.

Assim, nos dias mais cinzentos é de extrema importância adotar hábitos e estratégias para dar luz e cor aos seus dias! Tais como:

Estudos apontam que a sazonalidade do aumento dos quadros depressivos tende a ser coincidente com a produção de Vitamina D. Vitamina essa que requer a exposição à radiação solar para ser sintetizada. A alimentação pode sim apresentar influência na regulação de humor, assim em dias cinzentos é importante o consumo de:

  • Ácido Fólico: ou vitamina B9, vitamina importante para funcionamento cerebral, bem como na produção de vários neurotransmissores tais como, serotonina, dopamina e norepinefrina. Esta vitamina é encontrada em vegetais de folha escura (espinafres, brócolos, couve), fruta (kiwi, laranja, morango) e ovo;
  • Ómega-3: essencial para a transmissão de informação entre neurónios, regulação do comportamento e do humor. Presente essencialmente em alimentos como: peixes gordos (como o salmão, sardinha), abacate, azeite, sementes de chia e linhaça, frutos oleaginosos, tais como nozes, avelãs, amêndoas;
  • Vitamina B12: vitamina com importância decisiva no desenvolvimento e funcionamento dos neurónios bem como essencial para a redução de homocisteína (aminoácido relacionado com o aumento do risco de depressão e de doenças cardiovasculares). Esta vitamina pode ser encontrada em peixes gordos, ostras, bivalves, fígado, carne, ovo;
  • Vitamina D: crucial para o correto desenvolvimento e funcionamento dos neurónios e sistema nervoso central. As principais fontes alimentares desta vitamina são: cogumelos, peixes gordos, gema de ovo.

Aconselha-se a toma de suplementação, que pode encontrar em: https://pt.fmworld.com/pt/products/vit-d3-gummies-6341/ ou https://pt.fmworld.com/pt/products/nutricode-vit-d3-drops-6731/;

  • Zinco: mineral com função crucial na produção de neurotransmissores bem como na adaptação cerebral a diferentes acontecimentos. Pode ser encontrado em fontes alimentares como: ostra, sementes (linhaça, papoila), carne, frutos oleaginosos, fígado.
  • Triptofano: aminoácido de importância ímpar para a produção de serotonina, sendo essencial nos processos bioquímicos do sono e do humor. Uma vez que o organismo não produz este aminoácido só pode ser obtido através da alimentação, estando presente em: cacau, ovo, aveia, sementes, peixe, ovo, frutos oleaginosos;
  • Magnésio: mineral importante no combate da fadiga, depressão e ansiedade. Está presente nas seguintes fontes alimentares: banana, abacate, espinafres, salmão, frutos oleaginosos;
  • Vitamina C: vitamina essencial uma vez que contribui para o normal metabolismo produtor de energia reduzindo o cansaço e a fadiga, está envolvida no funcionamento do sistema nervoso. Esta vitamina pode ser encontrada em: salsa, brócolos, laranjas, limão tangerina, espinafres, pimento.

Programa Fitgym! Sempre consigo quer seja em dias solarengos quer seja em dias cinzentos e chuvosos!

Tudo para a perda de peso e a obtenção de um corpo tonificado seja a sua realidade!