Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Bacalhau: Rei das Mil e Uma formas de se confecionar e com Mil e Dois benefícios!

16 de dezembro de 2020
Udostępnij
Bacalhau: Rei das Mil e Uma formas de se confecionar e com Mil e Dois benefícios!

Durante o mês de Dezembro, o bacalhau torna-se um dos alimentos mais consumidos, sendo o Rei da Consoada na maioria das casas portuguesas. A estreita relação dos portugueses com o bacalhau levou a que este alimento fosse considerado por muitos como o “fiel amigo”.

Como qualquer Rei, o bacalhau também teve a sua história na subida ao trono! Foi descoberto pelo povo Viking há mais de mil anos! Secavam-no ao sol para aumentar a sua durabilidade. Mais tarde, os Bastos descobriram que a salga aumentava ainda mais a sua durabilidade e melhorava o seu sabor mantendo as características nutricionais. Rei D. Pedro I foi o responsável da chegada do bacalhau á mesa dos portugueses devido ás negociações com Inglaterra pela pesca em águas a Norte. No apogeu do Descobrimentos (Sec. XV) é que o consumo do bacalhau se enraizou na gastronomia portuguesa.

Presente em diversas datas comemorativas sendo a mais conhecida o Natal, mas também em reuniões familiares, encontros de amigos, festas tradicionais, entre outros. Afinal, possui mil e uma maneira de se confecionar, adaptando-se cada receita a cada comemoração, data festiva e no consumo no dia-a-dia.

Vindo dos mares gélidos do Norte, principalmente Atlântico e Pacifico Norte, o bacalhau apresenta o processo de seca e salga, (denominada de Cura Tradicional Portuguesa) que é realizada ao natural sendo apenas adicionado sal e, portanto, sem qualquer adição de substâncias químicas o que faz com que as suas propriedades nutricionais sejam preservadas e mantidas. O sal é posteriormente retirado através da demolha.

Das imensas espécies existentes de bacalhau a espécie Gadus Morhua, proveniente do mar frio do Atlântico Norte, é a espécie mais consumida, podendo ser encontrada no mercado seca, demolhada, ultracongelada, fresco em filetes e postas. Apresenta uma coloração palha, o seu rabo é direito e, quando confecionado desfaz-se em lascas claras e tenras e a sua pele solta-se facilmente. A espécie Gadus macrocephalus é oriunda do Pacifico Norte, apresenta uma coloração quase branca, é mais fibrosa e não se desfaz tão facilmente em lascas. 70% do bacalhau consumido vem dos mares da Noruega e, embora seja comercializado por toda a Europa, Portugal é o país que mais o consome, sendo responsável por 20% da compra de todo o bacalhau capturado.

O bacalhau é da família dos Gadídeos (onde se podem também encontrar o Paloco e a Abrótea) alimenta-se essencialmente de enguias, solhas e lulas. Pode atingir 1,5 m de comprimento e pesar até 90 kg.

São mil e uma receitas em que o bacalhau ganha destaque! Os benefícios, vantagens e riqueza nutricional que apresenta tornam-mo único e imprescindível na mesa dos portugueses.

Assim, salientam-se:

  • Riqueza em Proteína. Em 100g de bacalhau (demolhado e cozido) estão presentes 26,2g de proteína de alto valor biológico, sendo facilmente assimiladas pelo o organismo bem como fornece aminoácidos essenciais e de fácil degistão.

Promove saciedade, associado ao seu baixo valor calórico, tornando-se imprescindível na alimentação em processos de perda de peso e ajuda na manutenção e recuperação da massa muscular, tornando-se um forte aliado na prevenção de lesões e ruturas musculares muito útil para os praticantes de exercício físico e quem deseja aumentar a tonificação muscular;

  • Baixo teor de Gordura. 0,1g de gordura é que o se pode encontrar em 100g de bacalhau. Porém, essa quantidade de gordura traduz-se em ómega 3 e 6.

A presença de Ómegas ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade e ajudam a impulsionar o funcionamento cerebral, ajudam no bom funcionamento do sistema cardiovascular, ajuda a controlar a pressão arterial, previne AVC, derrames, arritmias, tromboses e morte súbita.

O fígado de bacalhau é um reservatório de gordura, dele se extrai o óleo de fígado de bacalhau que apresenta uma enorme riqueza em vitamina A e D bem como ácidos gordos 3 e 6;

  • Riqueza em vitaminas. Principalmente vitaminas do complexo B, tais como: B12 e B6, em que o consumo de bacalhau apresenta o aporte de 25% da dose diária dessas vitaminas. Para além de ser uma excelente fonte de Vit. D. Assim, ajuda a manter os níveis de homocisteína no corpo, sedo essencial para reduzir o risco de ataques cardíacos, derrames, e ajudando na saúde e funcionamento do sistema cardiovascular;

Vitamina B3, também denominada de niacina, importante para reduzir os níveis de mau colesterol;

  • Riqueza em minerais. Iodo, sódio, ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio que ajudam na manutenção da massa muscular e no correto funcionamento do sistema cardiovascular. Selénio forte mineral antioxidante auxilia no fortalecimento do sistema imunitário e na redução de determinados tipos de cancro, em especial do cancro do cólon e carcinoma das células renais.

O tempo de demolha do bacalhau pode variar consoante a altura da posta, mas deve ser superior a 24h, com a pele voltada para cima e em água fria.

A sua elevada versatilidade permite que se enquadre em qualquer prato, tornando-o numa especiaria rica nutricionalmente e com elevado sabor.

Com tantos benefícios e versatilidade levaram a que o bacalhau integrasse o Programa FITGYM desde a etapa 1.

Bacalhau: o Rei das Mil e uma formas de se confecionar com mil e dois benefícios!