Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Efeito do exercício físico no controlo do peso corporal

3 de março de 2021
Udostępnij
Efeito do exercício físico no controlo do peso corporal

É inegável que com o passar dos anos a percentagem de pessoas com excesso de peso e obesidade tem vindo a aumentar… O sedentarismo tornou-se cada vez mais uma realidade… as deslocações a pé foram substituídas pelos carros, e, muitos trabalhos foram trocados por máquinas… O resultado: o ser humano cada vez foi gastando menos energia…

A indústria alimentar cada vez mais foi apelando ao facilitismo e palatabilidade dos alimentos, assim foram surgindo cada vez mais alimentos embalados, alimentos altamente processados, cujo teor nutritivo é reduzido e o valor calórico é elevado e deriva do aumento da concentração do teor de açúcar, gordura e sal…

É urgente fazer escolhas saudáveis! A prática de exercício físico e uma alimentação saudável e natural são essenciais para o controlo do peso corporal!

A prática regular do exercício fisco apresenta inúmeras vantagens tanto no bem-estar físico como no bem-estar geral (mais informação em: https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/pratica-de-exercicio-fisico-vantagens-no-corpo-e-na-mente-s-277/).  

Obesidade corresponde ao excesso de gordura acumulada no organismo enquanto que o excesso de peso o aumento excessivo do peso corporal em relação à altura. Assim, é importante salientar que, através da prática regular de exercício físico é possível reduzir a gordura corporal, sem que ocorra uma diminuição do peso corporal, isso porque existe o aumento da massa muscular.

A prática regular de exercício apresenta extrema importância tanto na prevenção como na perda de peso e na perda de gordura corporal. Todos os alimentos fornecem energia ao organismo. O organismo gasta a energia que necessita para as funções vitais (como respirar, o bater do coração, falar, movimentar etc.) e para funções extra (tal como o trabalho, exercício físico, entre outras). Quando se fornece ao organismo mais energia do que aquela que se gasta existe uma acumulação de energia sob a forma de gordura no organismo.

Com os hábitos alimentares atuais associados com sedentarismo existe maior acumulo de gordura no organismo! E, com o passar do tempo tal torna-se prejudicial ao organismo, originando diversas doenças.

Assim, a prática de exercício físico torna-se essencial para promover o gasto de energia, queimar calorias e assim evitar que a massa gorda se armazene no organismo de forma excessiva e prejudicial.

A prática regular de exercício físico estimula a produção de endorfinas no cérebro, promovendo uma sensação de relaxamento, bom humor, alívio do stress, entre outros, mas também a alteração de hormonas responsáveis pela regulação da ingestão alimentar, reduzindo deste modo o desejo por alimentos altamente calóricos e ricos em gordura e açúcar e dar preferência a alimentos naturais e altamente nutritivos.

Como começar?  (mais informação em: https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/sem-tempo-para-treinar-diga-adeus-a-essa-desculpa--s-364/)

  • Programa Fitgym: associa alimentação natural, a prática regular de exercício físico e suplementos alimentares da gama Nutricode (ver mais informação aqui: https://pt.fmworld.com/pt/products/nutricode-4715/). Para além de proporcionar a perda de peso, ajuda na reeducação alimentar para que consiga ter o seu corpo de sonho durante muito tempo.
  • Escreva os motivos pelos quais deseja perder peso;
  • Organize o seu dia de modo a introduzir a prática de exercício físico;
  • Não desista! Os resultados não surgem de um dia para o outro, seja persistente e consistente;
  • Pratique exercício físico que goste e pouco a pouco introduza exercícios que goste menos;
  • Varie o mais possível os exercícios físicos que faz, não caia na monotonia;
  • Planeei as suas refeições com antecedência assim maior a probabilidade de não cair em tentação e consumir alimentos mais processados;
  • Descanse, durma no mínimo 7-8h diariamente;
  • Consuma 1.5 a 2 litros de água por dia.

Prepara-se! Porque treino a treino irá atingir o corpo dos seus sonhos! (mais informação em: https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/passinho-a-passinho-se-vai-no-bom-caminho-s-325/)