Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Pequenos hábitos…. GRANDES MUDANÇAS!

19 de outubro de 2020
Udostępnij
Pequenos hábitos…. GRANDES MUDANÇAS!

Sabia que apenas 30% dos planos ou intenções de mudança resultam realmente em mudança?

Querer e desejar mudar é essencial, mas não chega! É fundamental adotar comportamentos que vão ao encontro ao que se deseja mudar! Exemplificando: deseja perder peso, mas recusa-se a alterar o seu comportamento alimentar…. Deseja ter um corpo mais tonificado, mas a prática de exercício físico não está nos seus planos, pelo que continua a optar por um estilo de vida sedentário e a consumir alimentos altamente processados, ricos em gordura e açúcar. Assim, como irá conseguir obter os resultados que deseja?

O que custa não é começar! O que custa é manter!

Todas as pessoas são ótimas a começar! Começa-se uma tentativa de perda de peso várias vezes durante o ano! Começa-se com muita energia a prática de exercício físico… Mas, quanto tempo dura a vontade e a energia inicial? Começa-se, mas consegue-se manter…? Mais tarde ou mais cedo acaba por se desistir… Para mais tarde se iniciar outra vez e dizer: “Agora é desta!” Mas, será mesmo?

Assim, para começar, manter e atingir o seu objetivo é importante a criação de novos e saudáveis hábitos. E, repetir… repetir… repetir… Possuir consistência na repetição para se criar o novo hábito e manter esse hábito para que os resultados perdurem no tempo!

Mas, afinal o que são hábitos?

Um hábito nada mais é do que o comportamento automatizado que adquirimos como o resultado da repetição consistente de uma determinada atividade. Não seremos capazes de fazer isso sem exercícios regulares. Ou seja, um hábito é algo que se faz da mesma forma e do mesmo jeito constante, regular e diariamente.  

A ciência apoia a ideia que que somos animais de hábitos. O nosso cérebro controla tudo no nosso organismo pelo que tudo o que é repetido muitas vezes fica automatizado o que faz com que se gaste menos energia, podendo direcionar a atenção para outra atividade. O nosso cérebro está programado para seguir a lei do menor esforço, para procurar o prazer imediato. Antes de se deitar sabe que tem de vestir o pijama, não é um comportamento que pensa, faz automaticamente uma vez que repete tal comportamento desde que era criança. O mesmo se passa com o duche… Há pessoas que possuem o hábito de tomar duche antes de deitar outras quando acordam. Ao se alterar a altura do dia em que se realiza tal comportamento a pessoa refere que não se sentiu bem, que faltou algo: quem toma duche antes de dormir refere mesmo que a qualidade do sono não foi a mesma, as pessoas que tomam duche pela manhã salientam que o dia não correu bem… A toma do duche numa determinada hora foi feita, na maioria das vezes, da mesma forma, do mesmo jeito, na mesma altura do dia, criando-se assim um hábito!

Se por um lado é benéfico criar novos hábitos por outro lado pode ser prejudicial!

Existem hábitos enraizados que são prejudiciais e nem se dá conta! Contudo, esses comportamentos somados podem, aos poucos, ir alterando e diminuindo a qualidade de vida. Uma diminuição da qualidade de vida que ocorre lentamente, não sendo, portanto visível de um dia para o outro. 

Quantas vezes culpou a idade? Quantas vezes culpou os filhos? Quantas vezes se sentou e refletiu sobre os seus hábitos?

Oh hábitos estão em tudo: a maneira de falar, os hábitos alimentares e de atividade física…

Repara na velocidade com que faz cada refeição? Mesmo quem possui o hábito de comer devagar não pensa nesse comportamento uma vez que já é automatizado, é inconsciente. Quantas vezes repara que mal chega a casa se senta no sofá? Quando entra em casa, qual é a primeira coisa que faz? Pensa que vai fazer ou simplesmente faz de forma automática?

Quantas vezes pensou: “Eu sempre fiz isto, como agora não está a resultar?”  Porque se tornou um hábito… Como deseja ver o mar se faz sempre o seu percurso pela montanha?

Através de pequenas mudanças de hábitos!

Quando uma pessoa começa a dedicar a sua atenção na forma e como se alimentar e passa a comer mais devagar, mastigando e saboreando os alimentos, irá sentir-se mais satisfeita e, provavelmente irá consumir menos quantidade de alimento. Tal irá permitir, um maior controlo da fome, redução da gordura corporal, maior absorção de nutrientes, benefícios na digestão, regulação do transito intestinal, entre outro.

Ao se incorporar a prática regular de exercício físico (entre 2 a 3 vezes por semana) existe a diminuição do risco de diabetes, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e respiratórios, bem como a perda e manutenção do peso corporal desejado, redução da massa gorda, aumento da tonificação muscular… Em suma, aumento da qualidade de vida!

Para mudar, basta ter em atenção pequenos hábitos diários e escolher mudar!

São pequenas mudanças e alterações nos seus hábitos que acarretam grandes mudanças!

Vamos mudar hábitos?

  • Escreva o que deseja mudar. Tome consciência daquilo que deseja alterar na sua vida!

Qual o seu objetivo?

Exemplo:
Se o seu objetivo é perder 20 kilos em 6 meses defina onde quer estar daqui a 1 mês, em 2 meses, e assim sucessivamente. Possuir minimetas ajuda no processo e a rapidamente alterar algo caso não esteja a correr como o desejado.

  • Antecipe possíveis imprevistos.

É importante perceber que muitas vezes existem imprevistos…

Exemplo: Vou começar a alimentar-me de forma mais saudável, mas há aniversários, casamentos, férias, o Natal… Vou iniciar a prática de exercício físico na rua mas, nem sempre vai estar bom tempo… Como vou fazer nesses dias? Importante possuir uma estratégia e um plano B para esses dias!

  • Motivação.

A palavra motivação significa “motivo para a ação”. Em qualquer processo as pessoas nem sempre se sentem motivadas, pelo que há alturas em a desmotivação aparece. Para tal é importante ter bem estipulado os motivos que fizeram iniciar!

Qual o motivo pelo qual começou a alimentar-se corretamente? O que a levou a iniciar a prática de exercício físico? Escreva e possua os motivos bem claros para si!

  • Recursos necessários

Para se mudar é necessário ter em consideração os recursos necessários.

Deseja perder peso e possuir um corpo mais tonificado para tal é necessário cuidar da alimentação e praticar exercício físico, correto? Pelo que se torna importante saber onde vai ser a prática de exercício físico (na rua, em casa, no ginásio… treinos disponíveis em: https://fitgym-pt.fmworld.com/treinos/ ), possuir equipamento e calçado adequado.

  • Organização e planeamento

Deve enquadrar o que deseja mudar na sua rotina! De nada adianta desejar fazer 2h de exercício físico se só possui tempo para realizar 1h…

Pegue na sua agenda no dia anterior (ou no início de cada semana) e organize o seu dia incluindo os novos hábitos que deseja implementar.

Escreva tudo! Desde o horário de acordar, horas das refeições e o que vai consumir em cada refeição, hora de praticar exercício físico (não esquecendo o pré e o pós-treino), horário de se deitar.

  • Repetição e consistência

Repita…. Repita… Repita… Todos os dias até que se torne num hábito bem enraizado que já não consiga passar sem esse comportamento!

Não se esqueça de rever os seus hábitos regularmente! Afinal, há sempre pequenas arestas que podem ser limadas! Somos seres em constante evolução e crescimento!

  • Por si!

Deseje mudar pequenos hábitos por si! Para se sentir bem consigo, no seu corpo, para aumentar a sua qualidade de vida!

 

Sabia que o seu programa FitGym associa alimentação com a prática de exercício físico?

Tudo para que consiga ter a sua silhueta de sonho!

Criado por etapas para que vá adquirindo novos e saudáveis hábitos etapa a etapa!

Vamos criar novos e saudáveis hábitos juntos?