Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

O peso não é todo igual!

9 de setembro de 2020
Udostępnij
O peso não é todo igual!

Uma semana inteira a praticar exercício físico… alimentação cuidada…

Sente-se mais leve… Com menos volume… A roupa assenta melhor, algumas peças até já ficam mais largas…

E, no momento de subir a balança eis a desilusão, o desapontamento, a frustração ☹ o ponteiro mal se moveu…

Já lhe aconteceu?

(Pode verificar mais em: https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/faco-exercicio-regularmente-e-uma-alimentaco-adequada-mesmo-assim-no-perco-peso-o-que-fazer-s-170/)

Pese embora o parâmetro mais avaliado seja o peso este não indica a real alteração da composição corporal.            

Importante perceber que o valor que a balança apresenta é o peso total do nosso organismo, sendo a soma do músculo, da gordura, da massa óssea, de todos os órgãos, dos fluidos corporais, do cabelo, …. Afinal tudo pesa!

Quando se pratica exercício físico e se tem uma alimentação adequada existe um aumento de massa muscular e uma diminuição de massa gorda (veja mais em: https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/quando-treinamos-a-gordura-transforma-se-em-musculo-s-161/).

Um quilo é sempre um quilo, mas o volume varia. O músculo é mais compacto e menos volumoso que a gordura. Pegue em duas folhas A4, uma delas dobre ao meio e a outra mantenha direita. O peso da folha é o mesmo, o que varia é o volume. Sendo que o volume da folha dobrada corresponde a 1kg de músculo e o volume da folha direita corresponde a gordura. Daí a sensação de leveza e tal não se refletir na balança. Como tal nada como ir tirando as suas medidas, ter o espelho e fotografias para ir verificando a diferença no seu organismo.

 

Índice de Massa Corporal (IMC)

O Índice de Massa Corporal, mais conhecido como IMC, trata-se de uma razão matemática que se calcula através de:  

Assim, pode ser categorizado como:

 

IMC

Categoria

≤ 18,4 kg/m2

Baixo Peso

18,5-24,9 kg/m2

Peso Normal

25 – 29,9 kg/m2

Excesso de peso

30 – 34,9 kg/m2

Obesidade Grau I

35 – 39,9 kg/m2

Obesidade Grau II

≥ 40,0 kg/m2

Obesidade Grau III

 

 

Vamos supor duas pessoas. As duas medem 1,60m e possuem 80kg. Uma delas faz exercício físico e a outra é sedentária.

Após o cálculo, verifica-se que o IMC corresponde a 31,3 kg/m2.  Verificando assim que ambos os indivíduos se encontram na Categoria de Obesidade Grau I.

Mas, será que ambos possuem a mesma composição corporal?

 E o mesmo risco de doenças associadas com a obesidade?

A resposta é Não!

A pessoa que pratica exercício físico tenderá a ter mais quantidade de músculo, menos gordura e, consequentemente o risco de sofrer de doenças associadas com a obesidade é inferior em comparação com o indivíduo sedentário, que tende a possuir maior teor de gordura, menor quantidade de músculo e risco aumentado de doenças associadas.

O peso corporal está diretamente relacionado com o estado de saúde de cada pessoa! (saiba mais https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/qual-e-o-seu-peso-ideal-s-178/) Assim, possuir um peso que se encontre na categoria de “peso normal” é importante. É normal e saudável possuir uma pequena percentagem de gordura corporal. O seu excesso é que é prejudicial! Uma vez que se acumula no fígado, ao redor da cintura, no interior das artérias o que dificulta a passagem do sangue, aumenta o risco de problemas cardiovasculares, problemas nas articulações, problemas neurológicos entre muitos outros.

Assim, é importante, não só olhar para o que a balança indica, mas também ter em consideração o registo das suas medições, tal como focado no Programa FitGym e, se possível a realização de avaliação por bioimpedância elétrica.

 

Não sabe como atingir a categoria “Peso Normal”?

Programa FITGYM: o peso do plano alimentar e exercício físico para que tenha a sua silhueta de sonho!