Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Faço exercício regularmente e uma alimentação adequada, mesmo assim não perco peso. O que fazer?

27 de maio de 2020
Udostępnij
Faço exercício regularmente e uma alimentação adequada, mesmo assim não perco peso. O que fazer?

Uma das questões que nos chega é a seguinte: faço exercícios regularmente e tenho uma alimentação adequada. Mesmo assim não consigo perder peso. Porquê?

Para tentarmos perceber a razão por detrás desta afirmação, há que desmistificar alguns conceitos.

  • PESO

Um deles é o peso. O peso, muito valorizado no emagrecimento, não pode ser considerado um fator exclusivo do sucesso do seu plano. Este é composto pela soma de diferentes estruturas (massa gorda, muscular, óssea e articular e líquidos extracelulares).

Quando queremos emagrecer, queremos essencialmente que ocorra perda de massa gorda, e ganho de massa muscular. Então, para verificar se realmente existe evolução nestes fatores, um dos métodos que pode realizar é a avaliação por bioimpedância elétrica, que nos indica a percentagem das diferentes estruturas corporais. Outra forma prática, é verificar as diferenças do seu corpo em frente ao espelho ou mesmo nas roupas que veste, veja como a roupa lhe fica mais larga! Como indicado no nosso programa, tire as suas medidas corporais (orientações presentes nas cadernetas do programa) e tire várias fotografias, de forma a acompanhar a sua evolução neste processo de emagrecimento.

  •  DIÁRIO ALIMENTAR

Outro fator importante neste processo: registar o seu diário alimentar! Muitas vezes parece que pode estar a comer da forma adequada. Mas quando revê a sua dieta ao longo da semana, consegue detetar alguns erros na sua alimentação, que podem estar a pôr em causa a perda de peso.

Por vezes, a ingestão de proteína, fibras ou de hidratos de carbono, é insuficiente ou excessiva. Mantenha este registo sempre preenchido, evitando cair em novos erros no futuro.

Muitas vezes acontece também que, de forma a reduzir as calorias ingerias, salta refeições ou corta totalmente a ingestão de gorduras ou hidratos de carbono. Deve ter um controlo da ingestão destes, mas não retirá-los por completo da dieta, pois são essenciais ao bom funcionamento do organismo também.

Manter o registo do seu diário alimentar é fundamental se pretende obter melhores resultados. Porquê? O diário alimentar vai confrontá-lo com a realidade da sua alimentação, ganha maior autocontrolo sobre as suas refeições. É também um ótimo apoio quando pretende esclarecer alguma dúvida com a nossa equipa de nutricionistas! Só desta forma conseguiremos identificar se estão a ser seguidas as regras da etapa onde se encontra, e aconselhá-lo da melhor forma.

  •  FOME

Garanta uma boa ingestão de alimentos ricos em proteína (carne, peixe, ovo), pois para alem de ajudá-lo no ganho muscular, estes alimentos fornecem uma sensação de saciedade mais prolongada, ajudando-o a controlar a fome.

Faça várias refeições ao longo do dia, como indicado nas orientações das cadernetas FITGYM. Desta forma o controlo do apetite também será otimizado. Evita que surjam cravings, principalmente na fase final do dia.

Beba água. A sensação de fome e de sede são facilmente confundidas pelos nossos centros de saciedade. Assim, antes de comer, beba um copo de água. Se melhorar, era apenas sede.

  •  Novos estímulos

Não caia em monotonia, tanto na alimentação como nos treinos. O seu corpo precisa sempre de estímulos novos para se manter mais ativo e para responder melhor ao processo.

Varie os alimentos e as suas refeições, bem como os treinos, consoante o que o programa prevê, etapa a etapa.

  •  SONO

Num processo de perda de peso, é fundamental que mantenha a saúde hormonal e emocional. Para isso, garanta uma boa qualidade de sono. Este é fulcral na regulação hormonal, facilitando também a recuperação muscular e a redução da gordura corporal.

Lembre-se que cada pessoa tem um metabolismo e rotinas diferentes. Não compare os seus resultados com o de outros. Foque-se em si e apenas nos seus resultados. Foque-se em dar o seu melhor.

Adquira novos hábitos, e compreenda que este é um processo a longo prazo. Não se trata de um meio para atingir resultados rápidos, trata-se de um novo estilo de vida.

A consistência no cumprimento das regras das diferentes etapas do plano alimentar e dos treinos, no programa FITGYM, é o ponto-chave para alcançar o sucesso!