Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Influência da prática do exercício físico no reforço do sistema imunitário

12 de abril de 2021
Udostępnij
Influência da prática do exercício físico no reforço do sistema imunitário

É inegável que a prática regular de exercício físico proporciona inúmeros benefícios à saúde, melhorando o sistema imunitário, a composição corporal reduzindo o peso, aumentando qualidade de vida diminuindo o stresse.

O sistema imunitário corresponde a uma rede altamente complexa de células e moléculas e as mais variadas interações entre si que tem como principal objetivo proteger o organismo contra infeções e doenças. Divide-se em sistema imunitário inato e sistema imunitário adaptativo. O sistema imunitário inato é influenciado por diversas questões individuais, tais como a alimentação, exercício físico regular, higiene do sono, resistência ao stress, entre muitos outros. Enquanto o sistema imunitário adquirido (também chamado de imunidade adquirida) diz respeito à imunidade que se vai adquirindo ao longo da vida, sendo ativada após contacto inicial com o agente invasor, por exemplo: após o organismo ter contacto com um determinado microrganismo fica com memória imunitária que lhe confere proteção caso o organismo esteja exposto novamente a esse microrganismo. É o caso da varicela cada individuo ao longo da sua vida apenas é uma vez infetado com este vírus, isto porque uma vez infetado o organismo apresenta memória imunitária ou mesmo no caso das vacinas.

A pratica regular de exercício físico apresenta melhoria acentuada na resposta imunitária bem como auxilia na diminuição da inflamação corporal e assim auxilia na redução de probabilidade de várias doenças crónicas, tais como: obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, alguns tipos de cancro, doenças cardiovasculares e respiratórias, doenças neuromusculares, entre muitas outras.

Ao se praticar exercício físico de forma regular existe o estímulo do sistema cardiorrespiratório em que se movimentam biliões de células do sistema imunitário. Essas células e substâncias que são mobilizadas aumentam exponencialmente a sua capacidade de vigilância, isto é, aumentam a sua capacidade para detetar e combater infeções, tornando o organismo mais resistente.  Existe também a libertação de inúmeras proteínas durante a prática de exercício físico. Proteínas, principalmente citocinas derivadas da massa muscular que ajudam e reforçam o sistema imunitário reduzindo o risco de infeções.

Estudos comprovam que cada sessão de prática de exercício físico promove um aumento transitório, momentâneo, rápido e a curto prazo da capacidade do sistema imunitário e, quando repetida regularmente, confere benefícios adicionais a longo prazo que se traduzem na diminuição do grau de inflamação do organismo e na redução da incidência de várias doenças.

Para além de que a prática regular de exercício físico ajuda a reduzir os níveis de stress. Os glicocorticóides e o cortisol (hormonas diretamente envolvidas na resposta ao stress) são elevadas durante períodos de maior stress e podem inibir muitas funções essenciais e vitais do sistema imunitário. As células T (células do sistema imunitário que também pertencem ao grupo de glóbulos brancos) apresentam uma resposta vital para regular o sistema imunitário e, quando se está sobre o efeito do stress essas células encontram-se reduzidas e, consequentemente a capacidade do organismo para combater infeções também é reduzida. Com a prática regular de exercício físico e a sua capacidade para reduzir os níveis de stress e proporcionar bem-estar geral ajuda no reforço e optimização do sistema imunitário.

O programa Fitgym associa não só a pratica regular de exercício físico, mas também alimentação natural e suplementos alimentares da gama nutricode e ajudam no reforço do sistema imunitário. Tais como: