Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Haverá relação entre a prática regular de exercício físico e a longevidade?

14 de abril de 2021
Udostępnij
Haverá relação entre a prática regular de exercício físico e a longevidade?

Pessoas que apresentam uma vida mais longa e com qualidade referem sempre que o segredo está na prática regular de exercício físico, alimentação natural, descanso adequado e emoções positivas.

Entre os países da União Europeia como os gastos mais elevados associados à saúde encontramos Portugal a ocupar a sexta posição. E, somos o terceiro país no rácio idosos para jovens no qual para cada 153 idosos encontramos 100 jovens.

A prática regular de exercício físico é importante e essencial em todas as idades, géneros, estado civil, condição física, situação socioeconómica, entre outros. Uma das vantagens da prática regular de exercício físico é garantir uma longevidade saudável e acima de tudo com qualidade de vida. Tendo em conta que envelhecimento saudável não é apenas a ausência de doenças, a condição física e mental também deve ser tida em consideração sendo muito importante.

O envelhecimento não é um “momento único”, mas sim um “processo” complexo onde a escolha dos hábitos diários é preponderante. O passar dos dias e dos anos leva ao envelhecimento do organismo podendo surgir uma enorme variedade de doenças tais como: diabetes, osteoporose, aumento dos níveis de colesterol, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, entre muitas outras. Porém, tais doenças têm maior probabilidade de se manifestar quando se possuem hábitos de vida prejudiciais como o sedentarismo, aumento do consumo de alimentos processados, baixa ingestão de água, reduzida quantidade e qualidade de sono, excesso de peso/obesidade, entre outros.

Cada pessoa é responsável pelo seu próprio envelhecimento… e são as suas escolhas atuais que influenciam e apresentam consequências no futuro, isto é, as suas escolhas que realiza neste preciso momento vão interferir no modo como vive os seus anos no futuro. O estilo de vida e as escolhas que se faz dia após dia são preponderantes e estão fortemente associadas com o estado de saúde nos dias vindouros. A qualidade de vida pode ser ampliada, trabalhada preservada e aperfeiçoada através da prática regular de exercício físico. Sendo que o melhor investimento que se tem para a saúde é a adoção de estilos de vida saudável, que se manifesta na prática em:

  • Pratica regular de exercício físico
  • Alimentação natural
  • Qualidade e quantidade de sono
  • Hidratação adequada

Sabia que pessoas que praticam exercício físico de forma regular apresentam uma redução de 40% do risco de morte tendo um impacto positivo na expectativa de vida?

A prática regular de exercício físico apresenta-se como sendo essencial na prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento. De entre os inúmeros benefícios podem-se destacar:

  • Redução do risco de quedas e fraturas;
  • Maior controlo e diminuição da hipertensão arterial e diabetes;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares:
  • Prevenção de doenças musculoesqueléticas;
  • Prevenção dos níveis de depressão e ansiedade;
  • Diminuição da gordura corporal;
  • Aumento da força e resistência muscular;
  • Manutenção da densidade óssea;
  • Fortalecimento da capacidade cardiorrespiratório;
  • Manutenção da vida social e evitamento do isolamento.

Muitas pessoas, quando apresentam longa idade vão perdendo autonomia, a sua aptidão física (e muitas vezes mental) entram em declínio e deixam de conseguir realizar as suas atividades básicas como andar ou comer. Ao se praticar regularmente exercício físico independentemente da idade cada pessoa está a contribuir para o seu bem-estar não só no momento presente, mas também nos longos anos que a esperam!

Como se imagina daqui a 20, 30, 40 ou mais anos? Qual a qualidade de vida e vitalidade que deseja ter com o passar dos seus anos?

Comece hoje mesmo a plantar, para amanhã colher!

Pratique exercício físico de modo regular, alimenta-se de maneira natural e tenha o peso dos seus sonhos e, pode conseguir tudo isso concentrado num único programa: Programa Fitgym!