Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Importância do exercício físico na postura corporal

5 de abril de 2021
Udostępnij
Importância do exercício físico na postura corporal

Graças à evolução tecnológica houve a melhoria e a otimização de várias situações. Porém, muitos postos de trabalho tornaram-se mais sedentários e monótonos. E, assim o organismo começa a sofrer modificações que alteram a qualidade de vida, a imagem corporal e até mesmo a autoestima!  Uma boa e correta postura corporal é essencial para proporcionar e potenciar a qualidade de vida.

Assim, pode-se definir a postura corporal como o estado de equilíbrio entre os músculos e os ossos com a capacidade para proteger os restantes órgãos e estruturas do corpo humano nas mais variadas posições: em pé, sentado ou deitado. Em contraposição encontra-se a má postura, que se trata como a relação defeituosa entre as várias partes do organismo, que podendo ocorrer demasiadas vezes o organismo acaba por se habituar e inconscientemente toma a nova posição como sendo a posição natural.

Um bom exemplo é em pessoas que passam muito tempo sentadas em frente ao computador, ao se manterem inativas, sedentárias e com posturas incorretas o organismo acaba por se “adaptar”, ficando com as costas mais encurvadas, por exemplo. Ou até quando as pessoas se encontram tristes e com uma postura de ombros descaídos e “cabiz baixo”, ao se permanecer nesse estado emocional durante muito tempo o organismo “habitua-se” a essa nova postura…

Porém, os impactos de uma postura incorreta vão muito para além de aparência física, estão também relacionados com a qualidade de vida, correto funcionamento de vários órgãos e funções do organismo, tais como das articulações, músculos, respiração e da digestão.

Para além do sedentarismo também o excesso de peso/obesidade e um descanso incorreto pode interferir com a manutenção da postura correta. Se por um lado o excesso de peso/obesidade “obrigam” a que o organismo se adapte a fim de proporcionar a locomoção e a realização dos movimentos. Afinal são os ossos e músculos que sustentam o nosso organismo, quanto mais massa gorda existir no organismo maior a dificuldade terão para realizar as suas funções tendo de “escapar” ao correto e saudável funcionamento. Por outro lado, uma incorreta posição a dormir pode interferia na qualidade do seu sono, provocando insónias, cansaço, falta de ânimo bem como proporcionar a manutenção de má postura corporal.

Uma correta postura corporal é importante uma vez que:

  • Auxilia na oxigenação de todo o organismo, dado que os pulmões se encontram na posição adequada e o sangue circula mais facilmente por todo o organismo;
  • Auxilia nos processos de digestão e funcionamento intestinal;
  • Minimiza problemas musculares, na coluna, cintura e joelhos;
  • Melhor a aparência física e a imagem corporal;
  • Aumenta a autoestima e o bem-estar psicológico;
  • Acarreta a sensação de confiança e consciência corporal.

Mas, como ter uma correta postura corporal?

  • Tronco reto. Quando a sua posição é estar sentado/a é importante manter as costas retas e os dois pés apoiados no chão, formando ângulos de 90º, por exemplo;
  • Peso corporal adequado. Possui o peso adequado para a sua altura é essencial para ter uma boa postura corporal.

É igualmente ter em atenção o peso das mochilas e malas dado que andar com demasiado peso ou que este se encontre em apenas um dos lados, pois proporciona a que exista um desequilíbrio no corpo e, consequentemente o organismo perde simetria.

  • Prática regular de exercício físico. A prática regular de exercício físico é um fantástico e maravilhoso potenciador de uma postura corporal adequada. Na prática de exercício físico existe o fortalecimento de vários músculos das mais variadas regiões do organismo, aumentando assim a tonificação muscular, resistência e flexibilidade. Um corpo mais tonificado consegue sustentar melhor o organismo e assim manter uma postura corporal correta.

A prática regular de exercício físico implica ainda que se ganhe perceção e consistência do nosso organismo. Se muitas vezes se está em frente ao computador, por exemplo e, inconscientemente a cabeça vai descaindo, as costas se vão curvando e a má postura vai ganhando lugar, com a prática regular de exercício físico é essencial possui uma boa postura corporal, isto é, cabeça erguida em 90°, sem curvar o tronco, ombros e cintura. Só assim os músculos adequados são trabalhados e tonificados e as lesões são prevenidas.

Sabia que com o seu Programa Fitgym pode ter 2 em 1?

Ora nem mais! Para além de perder peso e tonificar o seu corpo pode também melhorar a sua postura corporal!

Do que está a espera para se juntar a nós?

Programa Fitgym a transformar corpos de sonho em realidade!