Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Antioxidantes na Prática de Exercício Físico

23 de setembro de 2020
Udostępnij
Antioxidantes na Prática de Exercício Físico

A palavra “antioxidante” é cada vez mais utilizada e popularizada!

Mas, afinal o que isso significa? O que são antioxidantes?

Diariamente, o nosso organismo está exposto a agressões externas, tais como: poluição, stress, álcool, tabaco, erros alimentares, radiação, produtos tóxicos, má qualidade/quantidade do sono, etc.  que levam a produção de substâncias prejudiciais e tóxicas: os chamados radicais livres. Até mesmo a função normal das células do nosso organismo produz radicais livres.

O excesso de radicais lives no nosso organismo pode provocar danos irreparáveis, tal como: doenças generativas, determinados tipos de cancro, envelhecimento precoce, enfraquecimento do sistema imunitário, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, aterosclerose, aumento da inflamação, obesidade, entre outros.

Afinal quem nunca cortou/descascou uma maça/uma pêra e passado algum tempo a fruta começou a ficar mais escura, com uma tonalidade castanha? A fruta sofreu oxidação.

O excesso de radicais livres no organismo pode dever-se a dois motivos: excesso da sua produção ou reduzida presença de antioxidantes. Quando existe este equilíbrio (radicais livres versus antioxidantes) dá-se o nome de stress oxidativo.

Neste sentido, os antioxidantes são substâncias que impedem a formação dos radicais livres, ou impedem que os mesmos causem danos no nosso organismo. É impossível que determinados danos não ocorram, porém é de extrema importância a sua prevenção: os antioxidantes possuem a capacidade de atrasar o envelhecimento e/ou o aparecimento de determinadas doenças.

Antioxidantes e Exercício Físico

Quando uma pessoa pratica exercício físico existe maior produção de radicais livres. Aumentando, deste modo, o risco de lesões musculares, fadiga e cansaço.

Para um correto funcionamento do organismo e, em especial para quem pratica exercício físico, é essencial o consumo de fontes alimentares que possuam micronutrientes com propriedades antioxidantes.

 Assim, os principais micronutrientes com propriedades antioxidantes que deve incluir na sua alimentação são:

  • Vitamina C: atua como bloqueadora dos radicais livres, protetora do material genético e na regeneração da vit E. Pode ser encontrada em: morangos, laranja, tangerina, pimento verde, couve-roxa, coentros, kiwi, couve-portuguesa, agrião, papaia, grelos.
  • Vitamina E: é uma vitamina solúvel em gordura (lipossolúvel) e, assim protege as membranas celulares da ação dos radicais livres. Promove a performance desportiva.

Pode ser encontrada em: abacate, amêndoas, avelãs, nozes, azeite, gema de ovo, espinafre, rúcula.

  • Vitamina A: vitamina que ajuda a fortalecer o sistema imunitário, importante para o bom funcionamento da visão, contribui para a manutenção da pele e dentes, protege as células das lesões causadas pelos radicais livres.

Pode ser encontrada em: fígado, ovos, laranja, brócolos, cenoura, meloa, alperce, manga, abobora, espinafres (saiba mais em: https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/o-super-amigo-verde-espinafres--s-233/ )

  • Selênio: é um mineral que ajuda na proteção do sistema imunitário, promoção da síntese de anticorpos e no normal funcionamento da tiroide.

Pode ser encontrado em: peixe, frutos oleaginosos (exemplo: nozes, amêndoas, cajus, avelãs), sementes (exemplo: linhaça, sementes de abobora, sementes de girassol, chia), fígado, carne.

  • Zinco: é um mineral importante para o normal funcionamento do sistema imunitário, na síntese de proteínas, metabolização dos lípidos, na função cognitiva e reprodutiva.

Pode ser encontrado em: carne, nozes, marisco (ostras, caranguejo, lagosta), sementes de abóbora, produtos lácteos, ovo (descubra mais em:  https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/ovo-vilo-ou-super-heroi-s-214/ )

  • Flavonoides: combatem os radicais livres, auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, evitam a acumulação de gordura nas artérias.

Podem ser encontradas em: cacau, morangos, framboesas, romãs, brócolos, uvas.

Perca peso! Sinta-se cada dia mais jovem, leve e com energia!

Programa FITGYM: alimentação e exercício físico! Tudo para que a sua silhueta de sonho passe a ser a sua realidade!