Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

A prática de exercício físico no controlo do apetite

17 de fevereiro de 2021
Udostępnij
A prática de exercício físico no controlo do apetite

As vantagens da prática de exercício físico são amplamente conhecidas e englobam tanto os benefícios a nível físico, mas também a nível psicológico. (mais informação em: https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/pratica-de-exercicio-fisico-vantagens-no-corpo-e-na-mente-s-277/).

Sabia que uma das vantagens da prática de exercício físico é o melhor controlo do apetite?

Associar o processo de eliminação de quilos a mais com a prática regular de exercício físico ajuda na mudança efetiva de comportamento, mas também no maior controlo do apetite. A prática de exercício físico ajuda na perda de peso não só porque permite que se gaste mais energia, mas também porque inibe o apetite por alimentos mais calóricos e não saudáveis e aumenta a tendência para o consumo de refeições mais leves, naturais e compostas essencialmente por proteína, legumes e fruta.

A regulação da fome é um processo complexo e engloba diversos fatores, entre eles fatores hormonais, tais como a grelina que estimula a sensação de fome e o péptido YY que sinaliza a saciedade e suprime o apetite.

A prática regular de exercício físico apresenta efeitos nas hormonas através da diminuição da grelina e o aumento da concentração de péptido YY, isto é, a prática regular de exercício físico diminui a sensação de fome e aumenta a sensação de saciedade.

A prática de exercício físico melhora também a qualidade do sono, tal facto ajuda no maior controlo hormonal.

Assim, a prática de exercício físico ajuda no combate ao excesso de peso através de 4 vias:

  1. Maior gasto energético. Ao se movimentar e exercitar os músculos gasta energia e existe um aumento da massa muscular e, consequentemente maior gasto energético;
  2. Maior controlo do apetite. Através do aumento da sensação de saciedade e a diminuição da sensação de fome.
  3. Diminuição do consumo de calorias. Ao iniciar a prática de exercício físico existe a maior tendência para se consumir alimentos mais saudáveis e naturais e diminuir o consumo de alimentos ricos em calorias, açúcar e gordura.
  4. Aumento da sensação de felicidade e bem-estar. Reduzindo assim a tendência para a fome emocional (mais informação em: https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/fome-de-que-alimentos-ou-emocoes-s-203/).

 

Quando existe muita restrição alimentar, acontece o oposto: aumenta a grelina responsável pela sensação de fome e diminui o Péptido YY responsável pela sensação de saciedade. Assim, num processo de perda de peso e tonificação muscular o importante é comer bem! E possui uma alimentação baseada essencialmente alimentos naturais e não comer menos, e associar a prática regular de exercício físico.

A prática de exercício físico apresenta inúmeras vantagens!

O seu objetivo é a perda de peso e a tonificação muscular: o Programa Fitgym possui a solução: alimentação natural e prática de exercício físico!