Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Quarentena… Como fica a prática de exercício físico?

15 de fevereiro de 2021
Udostępnij
Quarentena… Como fica a prática de exercício físico?

A pandemia causada pelo novo corona vírus veio alterar o dia-a-dia de todas as pessoas a nível mundial.

Devido ás características de propagação e contágio do novo vírus, é aconselhado o distanciamento social. Pelo que muitos países, incluindo Portugal, aplicou protocolos de quarentena e obrigatoriedade de teletrabalho sempre que assim seja possível.

 Sabia que a quarentena pode afetar a vida de muitas pessoas? Incluindo a sua?

Hoje sabe-se que períodos de quarentena podem propiciar o aumento e desenvolvimento de problemas tais como: a depressão, a ansiedade, alterações do estado de humor, excesso de peso e obesidade, alterações significativas dos hábitos alimentares, redução do nível de exercício físico, aumento do sedentarismo, entre outros.

A prática regular de exercício físico juntamente com uma alimentação saudável e natural são essenciais para a prevenção de muitas doenças crónicas e aumentar a qualidade de vida. A prática regular de exercício físico não só apresenta vantagens a nível da composição corporal, através da diminuição da massa gorda e aumento da massa muscular, mas também a nível cerebral uma vez que promove o aumento do fluxo sanguíneo e, como consequência existe uma maior sensação de bem-estar, menor tendência para alterações de humor, aumento da criatividade, vitalidade e produtividade, entre outros.

 Por um lado, todos os alimentos que se consomem diariamente possuem valor nutricional: energia, vitaminas, minerais, fibra, água, etc. A título de exemplo: 100g de alface possui 12 kcal, 100g de frango possui 108 kcal… são alimentos que possuem elevado teor vitaminas, minerais, água e, no caso da carne, proteína. Por outro lado, temos 100 g de pizza (com queijo, tomate e fiambre) possui no mínimo 224 kcal (estes valores podem ser superiores dependendo dos ingredientes que compõe a pizza) ou mesmo bolacha (de chocolate) que em cada 100g podem estar presentes 466 kcal, energia essa que é atribuída pelo elevado teor de gordura e açúcar.

Por outro lado, todas as atividades que fazemos durante o dia gasta energia, por exemplo (considerando um homem de 70 kg): caminhada de 5,6 Km/h, durante 30 perde-se em média 186kcal; corrida gasta 335kcal, cozinhar durante 30 min gastam-se 93 kcal; limpar a casa pode gastar em média 167 kcal, trabalho sentado 51 kcal, ler corresponde a 43 kcal gastas, sentado a assistir televisão: 28 kcal, dormir gasta em média 23 kcal… As kcal gastas dependem sempre do sexo, peso, altura, composição corporal de cada pessoa, pelo que os valores apresentados são uma média.

Em quarentena, as pessoas estão mais em casa…. Mais sedentárias… o gasto energético que apresentam é reduzido…. Aumenta a tendência de comer, principalmente alimentos mais calóricos…. Afinal, a cozinha está ali mesmo ao lado!

Associa-se o sedentarismo com o maior consumo de alimentos e o aumento de peso é inevitável!

O Programa Fitgym quer ajudar a que, mesmo estando em casa, consiga atingir o seu peso e corpo de sonho!

Quarentena não implica que se deva esquecer de si e de alcançar os seus objetivos! Antes pelo contrário! Aproveite este tempo em casa e dedique-o na construção do seu corpo de sonho!

Não sabe o que fazer?

Com o seu programa Fitgym possui treinos com diferentes níveis de intensidade (disponíveis em: https://fitgym-pt.fmworld.com/treinos/), orientação e recomendações nutricionais, deliciosas e práticas receitas (pode verificar em: https://fitgym-pt.fmworld.com/recipes/) e ainda suplementos alimentares da Gama Nutricode (https://pt.fmworld.com/pt/products/nutricode-4715/).

Seja mais forte que a preguiça! Não oiça o chamamento do sofá! Crie novos e saudáveis hábitos! Estamos deste lado para ajudar! Queremos que atinja os seus objetivos!

E, você? Está pronto/a para lutar pelos seus objetivos e ter o corpo dos seus sonhos?

Junte-se ao Programa que já mudou a vida de milhares de pessoas! Um programa ~que está disposto a mudar também a sua!

Programa Fitgym: o seu melhor aliado na obtenção do seu corpo de sonho!