Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Tremoço para emagrecer- Mito ou realidade?

12 de junho de 2020
Udostępnij
Tremoço para emagrecer- Mito ou realidade?

O tremoço vem sendo aclamado por influencers, nutricionistas, seguidores de dietas de emagrecimento. Um snack tradicionalmente português, viciante e que é conhecido por ser pouco calórico.  Mas será mesmo assim?

Pois bem, e se lhe dissermos que tem mais calorias do que o feijão?

O tremoço é uma leguminosa, pertence ao grupo do feijão, grão, ervilha, lentilha, fava.

O grão seco do tremoço é tóxico – contém a substância alcaloide lupanina, que lhe confere um sabor amargo.

Por isso é consumido depois de cozido e passado por várias águas. A cozedura inativa enzimas e elimina o poder germinativo. A passagem do tremoço por várias águas (lixiviação) retira-lhe o sabor amargo e os alcaloides. Este tratamento pode ser feito em casa ou industrialmente. Normalmente o produto encontra-se à venda já cozido e conservado em salmoura.

As vantagens nutricionais deste alimento não acrescentam nada de novo, quando comparado com outros alimentos. É conhecido por ter alguma riqueza nutricional, ainda que de origem vegetal, mas com uma boa biodisponibilidade. Nutrientes que podemos facilmente ir buscar, por exemplo, ao ovo.

No método aplicado no FITGYM, esta leguminosa consta na lista de alimentos proibidos!

O motivo, além das calorias, está relacionado com o teor de hidratos de carbono, que é considerável; o baixo conteúdo de fibra e a capacidade fermentativa que este alimento tem. Ou seja, mesmo que se pudesse encontrar uma quantidade de consumo aceitável em substituição de outros alimentos, o inchaço abdominal e a flatulência que provoca, tornam o seu uso pouco interessante na perda de peso.

Pouco saciante, é também difícil de ingerir em pequenas quantidades, pela adição que a crocância cria.

Nos nossos cafés/snack bares/restaurantes são servidos com uma boa quantidade de sal. O que também não é vantajoso, pois cria maior probabilidade de reter líquidos.