Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Maracujá- a fruta da paixão

17 de junho de 2020
Udostępnij
Maracujá- a fruta da paixão

Um sabor tropical, acido doce, que faz as delícias de todos. Combina bem com peixes, carnes, como lanche, em iogurtes, queijos, saladas… Um sabor refrescante que cai bem.

Existem dois tipos de maracujás: a variedade roxa, da Nova Zelândia, e a variedade amarela, do Havai. Ambas com um sabor semelhante, a variedade roxa tende a ser menos ácida e mais sumarenta que a amarela. Em Portugal, conseguimos encontrar ambas as variedades e a produção nacional também é viável.

Nutricionalmente, é um fruto rico em vitaminas e minerais:

  • Excelente fonte de vitamina C e A – Importantes também nos dias de sol. A vitamina C reduz os danos causados pelos danos solares à pele, enquanto a vitamina A ajuda a ganhar um bronzeado bonito e duradouro.
  • É rico em potássio, fósforo, magnésio e ferro – Minerais essenciais ao equilíbrio eletrolítico (reduz a probabilidade de desidratação) e ao bom funcionamento do organismo, atuam também na redução da fadiga.
  • É um bom estimulante energético - graças às vitaminas do complexo B que asseguram um nível de energia constante e boa disposição.
  • Excelente fonte de fibra – além de dar saciedade, ajuda a melhorar o funcionamento do trânsito intestinal.

Para levar consigo

Enquanto fruta, pode ser uma opção fácil de transportar e de utilizar em qualquer lugar. Basta abrir a meio e utilizar uma colher. A casca não é comestível.

Como escolher?

Escolha maracujás pesados! Quando são muito leves, o mais certo é a polpa ter secado. No maracujá amarelo, a casca enrugada significa que está maduro. O roxo deve ter a casca lisa e brilhante. Em ambos os casos, os maracujás não devem apresentar manchas escuras ou rachas. Estão bons para consumo (maduros) quando cedem à pressão dos dedos, sem romper a casca. Ou seja, quando ficam moles ao toque.

Que quantidade pode utilizar?

2 unidades equivalem a 8 morangos, pelo teor de açúcar. No entanto, em comparação com outras frutas, pode estender-se o limite até 4 unidades médias desde que o seu uso não seja diário.

Pode ser adicionado aos seus lanches. Combina perfeitamente com queijo duros, iogurtes, queijo quark, queijo fresco. Pode também ser utilizado sozinho ou como recheio das suas panquecas. Dê asas à imaginação e saboreie!