Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Se uma mulher, fizer treino de força (musculação), vai ficar com um corpo masculino?

7 de janeiro de 2020
Udostępnij
Se uma mulher, fizer treino de força (musculação), vai ficar com um corpo masculino?

Trata-se de um dos MITOS mais mitológicos de sempre!

Num homem, a massa muscular surge mais facilmente do que no sexo feminino. Está relacionado com as diferenças metabólicas que ambos apresentam.

O homem, adquire caraterísticas como a barba, pelos no corpo em maior quantidade, voz grossa e maior tecido muscular, graças aos níveis elevados de testosterona.

A testosterona é um esteroide anabolizante naturalmente produzido pelo homem. Mas também pela mulher. Este em muito menor quantidade, e cujo efeito se encontra camuflado pela presença, em grandes quantidades, de outras hormonas (femininas).

Sendo este anabolizante, o responsável pelo crescimento de tecido magro, muscular, é fácil entender que uma mulher saudável, nunca consegue atingir um corpo masculino.

Não é biologicamente possível, sem administrar substâncias anabolizantes, que uma mulher com treino de musculação adquira um aspeto masculino.

Por outro lado, é uma excelente forma de contrariar a natural tendência feminina em ganhar massa gorda. Sim, nós sabemos! As hormonas femininas são tramadas!

Os benefícios deste treino são mais que muitos:

  • Redução da massa gorda- com o aumento do metabolismo, decorrente do aumento da massa magra.
  • Corpo mais tonificado- a flacidez fica reduzida com o aumento da massa muscular.
  • Promove a saúde articular- Mais massa muscular, indica maior estabilidade das articulações. 
  • Reduz o stress- Durante a prática de exercício físico há produção de hormonas responsáveis pela sensação de bem estar e redução das hormonas de stress. (É um excelente antidepressivo também.)
  • Melhora a resistência para as tarefas do dia a dia- maior resistência, mais força e menos fadiga nas tarefas diárias.
  • Reduz a perda de massa óssea- com o avançar da idade, principalmente quando a menopausa aparece, há uma redução da densidade óssea. Esta pode ser minimizada com a prática deste tipo de exercícios. Mas atenção, não é recomendado para quem sofre de osteoporose. Estes casos, devem ser acompanhados por um especialista que faça uma prescrição de treino adequada.

Portanto, minhas caras FITs, bora lá “puxar ferro” sem medos!

Joga tudo a vosso favor!