Voltar à lista Artigo seguinte

Porque é que é importante alongar?

4 de janeiro de 2020
Udostępnij
Porque é que é importante alongar?

Já lá vai o tempo em que se associam os alongamentos a um treino (ou parte dele) enfadonho. Hoje em dia é reconhecida a importância dos alongamentos tanto na saúde em geral, como na recuperação/manutenção da performance.

Numa fase inicial, a questão surge com frequência. Mas afinal para que servem os alongamentos?

Vamos desmistificar e explicar os benefícios e a importância de alongar ate mesmo para pessoas que não treinam.

Começamos pelo básico e mais comum. Hoje em dia, a maioria das pessoas passam horas sentadas, em frente ao computador, no carro quando vão para o trabalho, no trabalho, quando comem, a ver televisão ou simplesmente num momento de convívio.

Este comportamento acelera a perda natural de flexibilidade. A flexibilidade ocorre naturalmente com o envelhecimento. Ainda que seja fundamental fazer treino de flexibilidade, os simples alongamentos podem ajudar a minimizar/atrasar este processo.

As consequências limitam a qualidade de vida. Dores nas costas, tensão muscular na zona dos ombros/pescoço/cabeça, falta de disposição física e mental, stress, dificuldade em executar tarefas simples do dia a dia. O simples apertar os sapatos ou apanhar um objeto do chão, podem ser tarefas desafiantes.

A prática frequente de alongamentos promove a redução dos níveis de stress, alivia tensões musculares e melhora a oxigenação dos tecidos bem como do cérebro. É importante ter em conta que este efeito, também, é produzido pelo controlo na respiração que estes exercícios exigem.

Assim o nosso conselho é, ALONGAR! Não só durante o seu treino mas durante o seu dia. Inclua esta prática na sua rotina.

Quando treinamos, arriscamos dizer que é OBRIGATÓRIO! Deve ser parte do seu treino e com tamanha importância que não deve ser dispensada. Mas afinal porque é importante alongar, para quem treina?

  • O batimento cardíaco retorna ao normal

 A prática de exercício físico promove o aumento do batimento cardíaco. No final do treino, o controlo da respiração que os alongamentos promovem, fazem com que haja um retorno à calma. Há um retorno a um batimento cardíaco e respiração normais. A probabilidade de sentir tonturas ou sensação de desmaio após um exercício intenso, é reduzida.

  • Ajuda a prevenir dores musculares

É comum sentir-se rígido ou dorido após os treinos. Os exercícios de alongamentos promovem o alívio da rigidez muscular, resultante do esforço por contrariem a contração muscular repetida, que é feita durante o treino. Há um retorno das fibras musculares ao “normal”.

  • Sensação de bem estar

Quer seja pela melhora da oxigenação, quer seja pelo alívio das tensões musculares, o que é certo é que após os alongamentos, a sensação de bem estar é evidente.