Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Pós treino

7 de fevereiro de 2020
Udostępnij
Pós treino

Pós treino- é importante ou não? O que comer? Quando?

Falamos anteriormente do pré treino, hoje vamos falar de pós treino.

Este assunto tem sido estudado ao longo de várias décadas. Há ou não influencia na recuperação? É ou não importante para a performance fazer o pós treino?

Qual a composição? O que comer? E quando?

As dúvidas são mais que muitas.

No FITGYM temos a teoria bem clara!

O pós treino é fundamental em qualquer tipo de treino. Trata-se de um puzzle onde encaixamos os nutrientes certos nos momentos certos para obter um quadro completo.

Tendo em conta o tipo de treino aplicado no FITGYM, o pós treino, deve ter em conta dois aspetos:

  • Repor o glicogénio muscular

O glicogénio é a reserva de glicose, disponível para uso quase imediato. Este encontra-se no músculo e disponibiliza energia para a contração muscular. Durante o treino FITGYM, há recurso a esta reserva. A forma mais eficaz de repor o glicogénio muscular, e mais rápida, é através da ingestão de açúcar após o treino.

Quando negligenciamos o  pós treino, ou a alimentação é desajustada, corremos o risco de, num curto espaço de tempo, perder a capacidade de treinar.

Numa dieta com as caraterísticas da dieta FITGYM, rapidamente esgotamos a energia disponível. A restrição alimentar é maior ao nível dos hidratos de carbono e, principalmente, açucares. A curto/médio prazo, a perda de força seria notória, bem como a recuperação mais lenta e dolorosa. Há ainda um maior risco de lesões quando músculo não é devidamente nutrido e é colocado em esforço.

  •  Nutrir para reparar

Quando o musculo é exposto a esforço, dependendo do esforço, pode ocorrer microlesões nas fibras musculares. Para regenerar estas microlesões, há construção de tecido novo. E assim vai crescendo a massa magra (muscular). Para que haja esta capacidade de reparação/regeneração, crescimento, é necessário o “Material de construção”, que é a proteína.

O momento em que é feita esta refeição também parece ter importância. Embora a opinião seja diferente entre especialistas, todos temos uma certeza, é preciso fazer a refeição. Sejam aos 30-40-45-60 minutos. No FITGYM, não corremos riscos. Jogamos pelo seguro. Assim, recomendamos que não ultrapasse os 30 minutos. Até porque antes do organismo “desacelerar” já estará a receber nutrientes para avançar com o passo seguinte.

Sem uma boa recuperação, não há capacidade de treino, não há boa performance e não há resultados. É preciso garantir que criamos as condições ideais para que essa recuperação ocorra.

E acima de tudo, precisamos de aumentar a massa magra para aumentar a taxa metabólica. Um dos pontos chave deste programa.

Nos seus folhetos FITGYM, tem algumas sugestões de alimentos que se podem enquadrar nestas refeições.

Resta-nos relembrar que o pré e o pós treino não precisam de ser refeições extra. O importante é que apresentem esta estrutura, os tempos e, principalmente, que não falhem.

BOAS DIETAS E EXCELENTES TREINOS!