Voltar à lista Artigo anterior

O que nos indica o IMC?

15 de setembro de 2022
Udostępnij
O que nos indica o IMC?

Quem nunca ouviu falar na sigla IMC?
Quando o assunto é perda de peso e/ou a prática de exercício físico, a sigla mais conhecida é IMC.

Foi usado pela primeira vez no século XIX pelo matemático, astrónomo e sociólogo Lambert Adolphe Quételet. E, atualmente é usada a nível mundial!

IMC significa Índice de Massa Corporal, é uma razão matemática que visa averiguar a relação entre o peso e a altura. Trata-se de uma medida simples e prática de avaliar o baixo peso, normopeso, excesso de peso e obesidade. Embora não exista um peso ideal, através do IMC é possível identificar possíveis riscos para a saúde (tal como o risco de doença cardiovascular, entre outros.) bem como ajuda a conscientizar para a diferença da escala de peso.

Calcula-se através da fórmula matemática: 

O valor isolado de IMC é insuficiente pelo que se deve comparar sempre com os valores de referência utilizados a nível mundial. Esses valores de referências apenas devem ser usados para adultos e com idades compreendidas entre o 20 e os 65 anos. Os valores de IMC estão categorizados em baixo peso, normopeso ou peso normal, excesso de peso e obesidade. Assim, torna-se essencial verificar em que valor se enquadra o IMC:

Categorias de Índice de Massa Corporal (IMC)

Estado Nutricional

Valor IMC (kg/m2)

Baixo Peso

< 18.5

Peso Normal

18.5 – 24.9

Excesso de Peso

25 – 29.9

Obesidade

> 30

   Obesidade Grau I

   Obesidade Grau II

   Obesidade Grau III

30 – 34.9

35 – 39.9

> 40

 

Porém, é importante ressaltar que o cálculo do IMC não é perfeito e, como tal apresenta limitações. O cálculo do IMC utiliza o peso total não diferenciando a massa gorda e a massa magra. Para praticantes de exercício físico que possuem maior quantidade de massa muscular o valor pode não corresponder ao estado nutricional real.

Exemplo:

Duas pessoas que pesem 80kg e meçam 1,70m, mas uma é sedentária e a outra possui a regularidade de prática de exercício físico. Será que a composição corporal será a mesma?

A resposta é NÃO! Embora o IMC seja igual (27.7kg/m2) quem pratica exercício físico de forma regular possui uma composição corporal mais saudável uma vez que possui menos massa gorda e mais massa muscular. Ao contrário da pessoa sedentária que possui na sua composição corporal mais massa gorda e menos massa muscular e, consequentemente apresenta o aumento do risco para diversos problemas de saúde. Um quilo de músculo e um quilo de gordura possuem volumes diferentes. A massa gorda é muito mais volumosa e flácida que a massa muscular!

Outro ponto importante é a diferença entre homens e mulheres, isto porque as mulheres tendem a possuir uma maior quantidade de gordura que os homens mesmo possuindo o mesmo IMC. Assim, é de extrema importância para os praticantes regulares de exercício físico ter em atenção o volume corporal, sendo que pegar numa fita métrica e tirar as medidas corporais é de extrema importância! Outra sugestão é verificar na roupa a diminuição de volume ou através de fotografias ou verificar a evolução em balanças de bio impedância. Outro ponto importante é o facto de muitas pessoas que se encontram no intervalo de peso normal de IMC apresentarem uma composição corporal não saudável, isto é, com elevada massa gorda e reduzida massa muscular, tornando-se num corpo com maior probabilidade para desenvolverem doenças e mais flácido! Mais informação em: https://fitgym-pt.fmworld.com/blog/o-peso-no-e-todo-igual-s-295/.

Não existe um peso ideal fixo para cada pessoa! Para se ter um IMC dentro da categoria de peso normal existe um intervalo de peso, ou seja, uma pessoa que meça 1.70m para estar na categoria de IMC de peso saudável pode ter o peso a variar entre os 53.5kg e os 71.9kg, sendo o mais aconselhado o peso intermédio, pois dá segurança para possíveis variações, ou seja, um IMC de 22 kg/m2, o que corresponde a 63.5kg. Mas, o importante é estar saudável e sentir-se bem com o seu corpo e gostar do que vê ao espelho!

A solução: Programa FITGYM! Que associa alimentação saudável e natural, a prática regular de exercício físico e suplementos alimentares da Gama Nutricode!

Para que tenha o corpo dos seus sonhos, um peso saudável e uma composição corporal saudável conte com o seu Programa de eleição: o programa Fitgym!!