Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

O conforto na pática de exercício físico: como escolher o vestuário adequado

9 de dezembro de 2020
Udostępnij
O conforto na pática de exercício físico: como escolher o vestuário adequado

A moda faz parte do nosso dia-a-dia! Estamos sempre a pensar que roupa levar para o trabalho, para uma saída com os amigos, para um jantar romântico, para um passeio a beira mar, para uma caminha, para a prática de exercício físico, entre muitos outros.

Porém, mais que cores preferidas e moda, a escolha de um correto equipamento desportivo apresenta influência no desempenho, rendimento da prática de exercício físico e para a manutenção da rotina de treinos. Roupa confortável e a seu gosto ajuda a aumentar a motivação a prática de exercício físico.

Independentemente do local escolhido para prática de exercício físico (exemplo: ginásio, casa, ar livre, natureza, praia, etc.) a escolha de um vestuário e calçado adequados é essencial, por um lado, para potenciar os resultados e garantir a melhor performance e, por outro lado aumentar a sua motivação, conforto e prazer desportivo.

Sabia que, muitas vezes, as pessoas não se adaptam a prática de exercício físico porque causa da escolha errada do equipamento? O que faz com que vá por água abaixo o objetivo de perda de peso, tonificação muscular, estilo de vida mais saudável!

Afinal, quantas pessoas desistem da prática de exercício físico porque ficam com bolhas nos pés? Ou mesmo porque ficam com dores e cansaço exagerado? Calçado e roupa adequada poderiam resolver esses inconvenientes.

Assim, para que a prática de exercício físico não seja uma tortura e se transforme em algo prazeroso, motivador e um hábito saudável a incluir no seu dia-a-dia, o Programa FITGYM dá algumas sugestões na escolha de um equipamento desportivo adequado. Tome nota:

  • Calçado. Quer faça exercício físico na rua, em casa, no ginásio, na praia, entre outros, o uso de calçado adequado pode provocar dores no corpo todo, bolhas nos pés, enorme desconforto e aumentar o risco de lesões articulares (especialmente nos pés, tornozelos, joelhos, ancas, costas, etc). Assim, é importante que o calçado para a prática desportiva seja confortável, tamanho correto, que promova estabilidade e que possua um bom sistema de amortização de impacto e adaptado à fisionomia do seu pé e á pisada induvial pelo que o teste da pisada (que pode ser pronada, supinada ou neutra) se torna muito relevante. Sempre recomendado o uso de meias de algodão ou meias mescladas (poliamida, poliéster e nylon);
  • É importante que a parte superior do vestuário para a prática desportiva seja confortável e leve. Preferencialmente escolha peças fabricadas exclusivamente para uso da prática de exercício físico uma vez que são confecionadas com tecidos mais maleáveis e flexíveis, que ajudam na realização e fluidez dos exercícios praticados, roupa de algodão é um bom exemplo uma vez que este tecido para além de apresentar um bom custo-benefício, é fácil de encontrar e deixa a pele respirar. Evite roupas demasiado justas ou demasiado larga que possam comprometer a realização dos movimentos durante a prática de exercício físico bem como causar desconforto.

Em dias de maior calor pode optar por por camisolas com tecnologia dry fit: ajudam na absorção do suor e facilitam a transpiração e preferencialmente de cores claras.

Em dias mais frios adicione uma camisola térmica (como uma segunda pele) ou por um corta-vento, luvas, gorro, capa de chuva. Sempre algo confortável e que proporcione liberdade de movimentos adaptado a cada estado meteorológico para que nada impeça a prática de exercício físico;

  • Calças/calções. A escolha do vestuário para a parte inferior deve recair em tecido confortável, que permita a circulação sanguínea, tal como licra ou tactel. As leggins são uma boa opção uma vez que são flexíveis, adaptam-se ao organismo e auxiliam os movimentos. Evite demasiado justos ou demasiado largos. A parte cintura deve estar bem firme par evitar que caia durante a prática de exercício físico;
  • Roupa íntima. Vestir roupa íntima adequada para o treino é essencial para proporcionar conforto e liberdade de movimentos.

Nos homens é importante que a cueca seja confortável e não demasiado justa.
Nas mulheres para além de cueca confortável é importante o uso de sutiã a fim de evitar a flacidez e o atrito. Assim, é importante ter em atenção o tipo de acondicionamento (leve, moderado ou elevado dependendo do tipo de atividade física praticada e do tamanho do peito). As alças devem ser ajustáveis e tecido elástico permitindo um ajuste perfeito ao corpo e promovendo liberdade de movimentos.

 

Nota importante: num processo de perda de peso e tonificação muscular evite usar roupas demasiado quentes a pensar que vai obter o seu resultado mais rapidamente uma vez que apenas vai eliminar mais água e sais minerais, o que pode levar à desidratação e/ou desmaios.

Vestuário escolhido, deliciosas opções de pós e pré treino, água e treinos sempre disponíveis em: https://fitgym-pt.fmworld.com/treinos/ já não há desculpas para não praticar exercício físico!

Programa FITGYM o seu corpo de sonho transformado em realidade!