Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Importância dos dias de descanso no treino

30 de março de 2020
Udostępnij
Importância dos dias de descanso no treino

Sempre que iniciamos um novo plano de treino, sentimo-nos extra motivados e queremos sempre treinar mais e mais. Mas nem sempre “mais é melhor” …

Apesar de serem muitas vezes desvalorizados, os dias de descanso são essenciais no treino, independentemente da sua condição física ou desporto. É nesta altura que o seu corpo e mente recuperam e se desenvolvem.

De outra forma, saltar os dias de descanso vão levá-lo a um estado denominado de Overtraining!

O que acontece se não respeitar os dias de descanso?

Quando não se respeitam os dias de descanso, podem surgir alguns destes sinais:

  • Diminuição da performance física;
  • Lesões musculares, articulares e ósseas;
  • Insónias;
  • Depressão
  • Desmotivação.

De forma a evitar o overtraining, no FITGYM são realizados treinos, que devem ser aplicados de 2 a 4 vezes por semana, em dias alternados, de modo a garantir o correto repouso do seu organismo.

Porque são importantes os dias de descanso no treino?

  1. Dar tempo para a recuperação (essencial para o crescimento muscular):
    • O exercício físico provoca micro lesões no tecido muscular. É durante o descanso que esse tecido vai ser reparado, resultando num crescimento desses tecidos;
    • Durante o exercício, o corpo consome glicogénio. É durante o descanso que o corpo tem tempo para repor essas reservas de energia, antes de iniciar um novo treino.
  2. Prevenir a fadiga muscular: a reposição do glicogénio irá prevenir o aparecimento de dores e falta de força;
  3. Eliminação do ácido lático. Este acumula-se durante o esforço intenso e prolongado.  Provoca dores e incapacidade de treino. Os períodos de descanso permitem que haja uma eliminação deste metabolito, criando condições para continuar a treinar.
  4. Reduzir o risco de lesões musculares, articulares e ósseas;
  5. Melhorar a performance física e motivação;
  6. Ajuda a uma noite de sono saudável: o descanso irá regularizar o balanço hormonal, que auxilia a uma melhor noite de sono.

O descanso é tanto ou mais importante para o desenvolvimento muscular, como o exercício físico. Sem ele, todo o esforço é inútil e contraproducente. Por isso, deve sempre respeitar os tempos de recuperação como uma prioridade.

Assim, no FITGYM conjugamos uma alimentação simples, suplementos alimentares de toma prática e planos de treino curtos e eficazes, para que no final o seu metabolismo esteja sempre ativo e a jogar a seu favor!