Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Desconforto gastrointestinal durante o treino- como evitar?

20 de maio de 2020
Udostępnij
Desconforto gastrointestinal durante o treino- como evitar?

Quando treina, é costume sentir-se nauseada, desconfortável, como se o seu estômago andasse às voltas?

O desconforto gastrointestinal durante o treino não é algo normal. Neste artigo iremos esclarecer o que acontece ao sistema digestivo, durante o treino, e o que deve fazer para evitar que surjam estes sintomas tão desconfortáveis enquanto faz a sua prática de exercício físico.

O trato gastrointestinal tem um papel fundamental na absorção de nutrientes e líquidos, sendo estes determinantes na performance física.

Quando estamos perante exercícios leves, não são notórias alterações no seu funcionamento. No entanto, se realizarmos treinos mais prolongados ou que requeiram mais esforço do que é habitual, podem surgir algumas alterações gastrointestinais.

Estas alterações podem ser originadas por diversos fatores: fisiológicos, hormonais, nutricionais ou outros.

Por exemplo, quando treinamos, existe um maior fluxo sanguíneo nos músculos exercitados. Isto pode provocar uma redução do fluxo sanguíneo gastrointestinal e do esvaziamento gástrico, pela diminuição dos movimentos peristálticos. O resultado será o comprometimento da digestão e absorção dos nutrientes.

Para além disto, alguns fatores, nomeadamente a posição orientada para a frente e a utilização de roupa muito apertada na cintura, podem ser responsáveis por desencadear algum desconforto abdominal. Por isso, aconselha-se a utilização de roupas mais conformáveis durante a prática do exercício físico.

Assim, de forma a minimizar o desconforto abdominal e a não comprometer os resultados físicos, devem existir certos cuidados a ter em atenção:

  • Não beba grandes quantidades de líquidos durante o treino;
  • Não faça grandes refeições antes do treino, prefira refeições leves, como as recomendações que constam no seu programa;
  • Tenha cuidado com os lacticínios. A digestão destes pode ser mais lenta e nem toda a gente os consegue tolerar no pré treino;
  • Não treine logo após uma refeição, faça o seu pré treino cerca de 1 hora antes do treino;
  • Evite alimentos que podem causar maior dificuldade de digestão (alimentos crus, gorduras);
  • Ingira uma quantidade moderada de água antes do treino (até 30 minutos antes de iniciar o treino).

Se o desconforto abdominal continuar a persistir, não se esqueça de consultar um médico, a fim de descartar algum problema de saúde que possa ser desconhecido.