Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

O Treino na Hipertensão Arterial

18 de maio de 2020
Udostępnij
O Treino na Hipertensão Arterial

Sabe-se que em Portugal mais de 1/3 da população sofre de Hipertensão arterial.

Quando falamos da população com excesso de peso, essa percentagem é maior: cerca de 43% das pessoas com excesso de peso ou obesidade sofrem de hipertensão.

O que é a Hipertensão arterial?

A hipertensão é caracterizada por uma doença crónica, onde os níveis de a pressão arterial encontram-se elevados (superiores a 140/90 mmHg).

É considerada uma doença silenciosa e perigosa, pois não apresenta sintomas, e que pode levar a situações graves como, AVC, doenças cardíacas, doenças renais e demência.

A grande causa desta doença (mais de 90% dos casos) está em fatores relacionados com estilos de vida, tais como, uma alimentação inadequada (rica em calorias, com alto teor de sal e gorduras saturadas e pobre em nutrientes essenciais), o excesso de peso, sedentarismo, tabagismo e o consumo de álcool.

Sendo estes fatores possíveis de serem modificados, é possível então reduzir o risco de hipertensão. Ao estimularmos a prática de um estilo de vida saudável, conseguimos reduzir e manter a pressão arterial dentro dos valores normais, evitando riscos maiores na saúde.

FITGYM na prevenção e tratamento da Hipertensão

Como referido, existem fatores que estão implícitos no desenvolvimento de hipertensão e que se relacionam com maus hábitos de estilo de vida.

O FITGYM, com base numa alimentação natural saudável, suplementos alimentares multivitamínicos e minerais, em conjunto com a prática de exercício físico, é um programa que, para além de promover uma perda de peso saudável, tem tudo para que consiga melhorar os níveis de pressão arterial!

Todos sabemos a importância do exercício físico num estilo de vida saudável, mas em especial na Hipertensão, este tem os seus benefícios.

Verificou-se que a prática de exercício físico pode reduzir os níveis de pressão arterial, entre 5 a 10%.

Adicionalmente, melhora a sensibilidade à insulina, reduz o colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, uma das principais complicações da hipertensão arterial.

Ao promovermos a pressão arterial para níveis normais, poderá reduzir o uso de medicação e custos associados, sendo também algo vantajoso.

Para que consiga estes benefícios no controlo da pressão arterial o seu treino deve ser realizado 3 a 5 vezes por semana, com uma duração entre 30 a 60 minutos, numa intensidade moderada.

Deve conjugar exercícios aeróbios (caminhada, corrida, ciclismo, natação), complementados com treino de força muscular (flexões, abdominais, agachamentos).

O exercício pode ajudá-lo a controlar a pressão arterial e muito mais. Para além de ajudar na perda de peso, fortalecer o coração e diminuir o nível de estresse.

Quando se trata de exercício físico, apenas mexa-se, independentemente do exercício que praticar, encontre algo que goste e faça!