Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

A força da rotina! A força do hábito!

23 de novembro de 2020
Udostępnij
A força da rotina! A força do hábito!

Para muitos a rotina pode ser aborrecida, entediante, tediosa, algo mecânico que não deixa a pessoa livre para viver…

Porém, sabia que a rotina quando é corretamente aplicada pode servir de alicerce para a construção da vida e da silhueta de sonho?

E, pode mesmo trazer inúmeros benefícios?

Entre os quais podemos destacar:

  • Diminuição da ansiedade;
  • Aumento da produtividade;
  • Ajuda a manter a concentração;
  • Manutenção das mudanças por longos períodos de tempo;
  • Auxilia na aquisição de novos hábitos mais facilmente;
  • Ajuda na organização;
  • Direciona para se manter o foco no que se deseja;
  • Maior gestão do tempo (sabe-se o tempo gasto em cada atividade: trabalho, família, lazer, tarefas domésticas, entre outros).

As rotinas diárias estão fortemente ligadas com a criação e manutenção de novos hábitos!

Afinal quem não conhece a celebre frase do filósofo Aristóteles:

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas sim um hábito.”

Sabia que de todas as ações que fazemos durante o nosso dia 60% são realmente decisões nossas, que tomamos conscientemente e as 40% restantes são ações em “piloto automático”, de forma inconsciente?

Essa é a forma que o nosso cérebro possui para economizar energia e esforço. O cérebro utiliza o conhecimento já adquirido para transformar as ações repetidas em “piloto automático”, transformando-o em hábitos! Pelo que se deixa de ter perceção que se toma essa decisão e apenas se executa. 

Lembre-se das decisões que tomou hoje sem pensar: Acordou e mexeu no telemóvel? Realizou a sua higiene pessoal e vestiu-se antes de sair de casa? Colocou o dentífrico na escova e lavou os dentes?   Conferiu se trancou a porta antes de sair para trabalhar? Não pensou nessas ações, apenas as executou!

Quando se é criança, os pais e/ou cuidadores traçam e incutem rotinas (por exemplo: rotina de alimentação, rotina de vestir o pijama e escovar os dentes antes de ir dormir, hora de deitar, horas para ver televisão, hora para estudar, entre muitos outros), pois possuíam como o objetivo educar. Quando se é adulto possuir rotinas também é essencial para se obter com o máximo sucesso no objetivo estipulado, seja ele a perda de peso e/ou um corpo mais tonificado.

Um hábito não é criado de forma imediata e espontânea, apenas num estalar de dedos. Criar uma nova rotina e um novo hábito é um processo, na maioria das vezes mais lento do que uma pessoa deseja! Comer uma caixa de chocolates hoje não fazer com que aumente de peso amanhã, mas se comer uma caixa de chocolates todos os dias, durante todas as semanas, durante meses… Ao final do ano…. É certo que os números da balança vão aumentar!

Isso acontece para os maus hábitos, já imaginou para os bons hábitos? Ter uma alimentação cuidada durante um dia completo pode não ter grandes resultados visíveis, mas experimente ter uma alimentação cuidada durante dias… semanas… meses… Como estará ao fim de um ano? Fazer exercício físico apenas um dia não vai obter um corpo tonificado, mas experimente fazer exercício físico durante dias… semanas… meses… como estará o seu corpo passado 1 ano? É certo que irá ter os seus resultados desejados!

Quem não conhece a famosa expressão “É só hoje!” … é só hoje que como estas bolachas, é só hoje que prefiro estar no sofá, é só hoje que… Depois segue-se “o amanhã começo…” Amanhã começo o plano alimentar… Amanhã começo a praticar exercício físico… Amanhã levanto-me mais cedo… Amanhã… E chega o “amanhã” e o que acontece? Volta-se ao “é só hoje”, seguindo-se o “amanhã começo”, “é só hoje”, “amanhã começo”, e assim sucessivamente, tornando-se uma bola de neve!

Afinal, quando é a altura de mudar? A resposta é simples: AGORA!

Agora é o momento ideal para cuidar de si! Para ter o corpo com que sempre desejou!

Passinho a passinho se vai no bom caminho

Para si alterar o comportamento alimentar e começar a praticar exercício físico é um pesadelo? Sabia que o processo se pode tornar prazeroso e de pesadelo virar um lindo e maravilhoso sonho?

Sim é possível! É possível criar novos hábitos: substituir hábitos destrutivos por hábitos construtivos e mais saudáveis!

Assim, é importante perceber como os hábitos funcionam e como se criam! Passo a passo se constroem hábitos duradouros!

Ao eliminar um passo o caminho poderá ir para uma direção não desejada!  Ao eliminar o estímulo, o hábito nunca vai nascer. Ao reduzir o desejo, não vai haver motivação suficiente para agir. Ao dificultar o comportamento, será improvável repeti-lo. Ao se esquecer da recompensa ou se ela não conseguir satisfazer o desejo, no futuro não irá haver razão para voltar a desejar a mudança e adquirir o comportamento.  Quanto melhor e prazerosa for a recompensa maior a probabilidade de adquirir o novo hábito.

Adquira novos e saudáveis hábitos!

Acima de tudo hábitos que façam sentido para si que aumentem a sua qualidade de vida e felicidade!

Deseja saber mais sobre mudança de hábitos?

Não perca os próximos posts no seu blog de eleição!

Fitgym sempre consigo para que a sua silhueta de sonho deixa de ser uma ilusão e passe a ser um sonho!