Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Proteína: a aliada do exercício físico

1 de julho de 2020
Udostępnij
Proteína: a aliada do exercício físico

É comumente aceite que a prática de uma alimentação saudável aliada a prática de exercício físico contribui para a prevenção de doenças, aumento da autoestima, obtenção e/ou manutenção do peso adequado, bem-estar geral, entre outros.

Todos os nutrientes e micronutrientes são essenciais numa alimentação saudável. Entre os praticantes de exercício físico a proteína ganha lugar de destaque.

A proteína é um nutriente importante para o organismo, estando envolvida em diversas funções, entre as quais podemos destacar:

  • Defesa e proteção muscular,
  • Construção de novos tecidos,
  • Preservação da massa muscular e redução do catabolismo proteico,
  • Perda de peso,
  • Aumento da saciedade,
  • Formação de enzimas,
  • Formação de hormonas,
  • Formação de anticorpos. 

É constituída por 20 aminoácidos diferentes: os essenciais e não essenciais.

Em que se distinguem esses aminoácidos? Os aminoácidos essenciais não são produzidos pelo organismo pelo que apenas são obtidos através da alimentação; por sua vez os aminoácidos não essenciais são produzidos pelo organismo.

Importa ressaltar que a ingestão de proteína não é proporcional ao aumento de massa muscular, pelo que se deve ser consumida adequada e moderadamente: proteína consumida em excesso não se acumula nos músculos, mas é sim oxidada e usada como energia ou convertida em massa adiposa.

Assim, existem recomendações para praticantes de exercício físico sendo variável entre 1,2 a 1,7g/kg dependendo da intensidade de atividade praticada, quanto mais intensa for a atividade maior será a quantidade de proteína que terá de ingerir.

Outro fator importante é o fracionamento da proteína, para se obter a máxima síntese proteica muscular é essencial distribuir o consumo de proteína ao longo do dia.

Os cálculos médios devem ser sempre efetuados com o peso corporal adequado e não com o peso real da pessoa.

No FITGYM, a alimentação está pensada para suprir as necessidades e estruturada para garantir resultados máximos.

Fontes alimentares de proteína

A qualidade e quantidade de aminoácidos que estão presentes na proteína é um ponto fulcral e determinam o seu valor biológico! Neste sentido, podemos dividir em proteína de Alto Valor Biológico (AVB) e de Baixo Valor Biológico (BVB).

A proteína de AVB, ou completas, são ricas em aminoácidos nas proporções adequadas e podem encontrar-se em alimentos de origem animal, como: leite e derivados, carne, peixe, ovos, e poucas fontes de origem vegetal como quinoa e amaranto.

A proteína de BVB, ou incompletas, não contêm todos os aminoácidos essenciais, podem encontrar-se em leguminosas (feijão, grão de bico, ervilhas, tremoço, favas, lentilhas, etc); pseudocereais (quinoa, trigo sarraceno); cereais integrais (aveia, cevada, arroz, trigo integral); frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, pistácios, amendoins, avelãs, entre outros); sementes diversas (exemplo: sésamo, girassol, linhaça, abóbora, entre outros); bebidas vegetais, tofu, seitan.

Assim, foca-se que as proteínas de AVB correspondem aos alimentos mais ricos em gordura saturada e colesterol, enquanto as proteínas de BVB são mais ricas em fibra, vitaminas, minerais e antioxidantes. Fazendo com que cada alimento seja único, importante e parte essencial na alimentação saudável.

O programa FITGYM associa uma alimentação saudável, equilibrada, com o aporte adequado de proteína aliado a exercício físico, que promovem a perda de massa gorda e a manutenção e/ou aumento da massa muscular.

Hoje em dia, é comum ver-se a aplicação de alimentos/suplementos proteicos em praticantes de exercício físico. A panóplia de produtos disponível é mais que muita… barras, batidos, sopas, sobremesas, iogurtes, bebidas, chocolates, bombons, panquecas, pães, etc…

No entanto, no FITGYM não nos identificamos com esta política. Pelos motivos acima descritos, privilegiamos a proteína sim, mas de origem natural. Assim, ficam de fora estes alimentos mais processados.

As necessidades variam consoante o desporto, a frequência do treino, a intensidade, o objetivo, o metabolismo e a própria massa muscular individual. Nos nossos FITs estas são supridas com alimentos naturais que trazem ainda outros benefícios metabólicos.

O uso constante de alimentos processados (no geral), leva a uma ingestão constante de aditivos com consequências nocivas para o metabolismo.

Somos a favor da saúde!

FITGYM- Um corpo tonificado nunca custou tão pouco!