Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Dicas para começar a treinar de manhã

1 de maio de 2020
Udostępnij
Dicas para começar a treinar de manhã

Quantos de vós que já treinam ou pretendem iniciar a prática de exercício físico, já pensaram em começar os treinos logo pela manhã?

Mas o sair da cama, ainda com o escuro lá fora, acaba por se tornar uma tarefa muito exigente, mas quando o propósito é fazer exercício físico, os benefícios que este lhe pode trazer para a sua saúde são demasiado evidentes para o desmotivar.

Devido ao ritmo acelerado em que vivemos, o tempo que nos sobra para treinar parece insuficiente. Mas não será apenas uma questão de organizar melhor o seu dia?

A verdade é que se não tem tempo agora para cuidar de si, mais tarde pode ser ainda mais difícil de recuperar a sua saúde.

Com o propósito de motivá-lo para a prática de exercício físico, deixamos aqui os inúmeros benefícios de treinar de manhã e dicas para conseguir aplicá-lo na sua rotina diária.

Benefícios de treinar de manhã:

  • Fazer exercício antes do trabalho e outras tarefas que tem agendadas, é uma forma de evitar que mude de ideias e que adie o seu treino. Também é menos provável ser alvo de distrações, e assim conseguirá realizar o seu treino corretamente.
  • Treinar de manhã aumenta a sua energia ao longo do dia, tornando-o mais ativo nas suas tarefas diárias.
  • Evita o desejo por doces e reduz o apetite ao longo do dia, garantindo que faz melhores escolhas alimentares.
  • Melhora a concentração ao longo do dia, que resultará num melhor rendimento profissional.
  • Melhora o sono, o que traz benefícios tanto para a perda de peso, como para a performance no treino.
  • Melhora o bem-estar, pois durante o treino é libertada endorfina, uma hormona que nos dá a sensação de bem-estar e melhora o humor.
  • Aumenta o fluxo sanguíneo, melhorando a circulação sanguínea.
  • Como em qualquer altura do dia, treinar provoca um aumento no metabolismo. Desta forma o seu corpo irá queimar mais calorias ao longo do dia e a perda de peso será mais eficaz.

 

Dicas para fazer o seu treino bem cedo:

  1. Calendarize o seu treino matinal na agenda. Inclua o treino na sua rotina diária, assuma como um compromisso, igual à ida para o trabalho, consulta médica… deve incluir no mínimo 3 vezes por semana para que se torne uma rotina.
  2. Se frequenta o ginásio, prepare a mala do treino na noite anterior. Evita que se esqueça de algo e que provoque atrasos nas suas tarefas.
  3. Oiça música! Irá mantê-lo mais animado e motivado durante o treino.
  4. Convide um amigo para treinar consigo! Para além do convívio, vai permitir criar um compromisso e responsabilidade mútuo no treino.
  5. Siga os vídeos de exercícios que dispomos no nosso blog! (https://fitgym-pt.fmworld.com/treinos/nivel-iniciado--56/ ) Assim garante que consegue realizar o treino completo, pois não vai abandonar o vídeo a meio certo?
  6. Anote os seus sentimentos no final do treino. Por norma, sentimo-nos orgulhosos e com mais energia para enfrentar o dia. Esses sentimentos vão ajudá-lo a levantar-se com maior disposição no próximo treino.
  7. Faça um jantar leve no dia anterior, de forma a garantir uma boa noite de sono. Faça um jantar que contenha proteína (carne ou peixe) e produtos hortícolas.
  8. Durma bem, pelo menos 7 horas por noite, pois é durante o sono que o seu corpo repõe o equilíbrio hormonal e garante a manutenção do organismo. Além disso, uma boa noite de sono reduz o apetite, uma vantagem num processo de perda de peso.

Treinar de manhã é mais vantajoso na perda de peso?

O que é mais vantajoso é TREINAR, independentemente do horário a que este acontece.

É importante garantir que tem sempre o pré e pós treino incluídos no seu plano alimentar, sem esquecer a hidratação ao longo do dia, de forma a garantir melhor performance e recuperação do treino.

Pode ser difícil levantar-se cedo, mas no final do treino verá que valeu a pena o esforço!