Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Como criar uma salada para perda de peso

14 de junho de 2021
Udostępnij
Como criar uma salada para perda de peso

Longe vão os dias em que um chá quentinho, mantinha e sofá era o serão de eleição!

Com o calor que já se faz sentir e, com ele vem à vontade e desejo crescente de consumir refeições leves, refrescantes e ao mesmo tempo saborosas, coloridas e nutritivas!

O que dá a sensação de saciedade ao nosso organismo é exatamente o contrário da temperatura das estações do ano, ou seja, no inverno a sensação de saciedade vem de alimentos quentes como chás, preparações mais quentes (como os cozidos, assados, refogados e no verão a sensação de saciedade advém de alimentos e preparações mais frescas: dando-se prioridade às saladas, frutas com maior teor de água (como é o caso da melancia, melão, meloa, etc) e legumes (como é o caso do pepino, alface) e métodos de confeção: os grelhados ao ar livre começam a ganhar cada vez mais terreno e adeptos.

A própria Natureza ajuda!

no inverno os legumes são melhor digeridos se forem consumidos confecionados, temos o exemplo da couve portuguesa, brócolos, couve-flor… e as frutas são mais calóricas uma vez que o organismo necessita de mais energia para se aquecer.

No verão tudo muda! E a própria Natureza sabe e dá-nos os alimentos que necessitamos.

No verão surgem os alimentos mais propícios para elaborar deliciosas saladas: pepino, pimento, agrião, canónigos, saladas… e frutas com elevado teor de água como é melancia, melão, pêssego, meloa…

Vamos aproveitar o que a natureza tem de melhor?

Dê as boas vindas para as refeições refrescantes! Dê as boas vindas para as saladas, para os smoothies, para os grelhados!

Na elaboração das suas saladas tenha sempre o cuidado com os molhos que utiliza e com a quantidade de azeite. Uma salada mal preparada pode ser potenciadora do aumento de peso.

Como criar uma salada adequada a perda de peso:

  1. Base: Começar por uma base diversa de legumes ricos em água e baixo em hidratos de carbono: alface, canónigos, pepino, pimento, agrião, beldroegas, rúcula, agrião.
  2. Proteína: Adicionar uma dose de proteína de origem animal: carne, peixe, salmão fumado, marisco, presunto, ovo, queijo
  3. Hidratos de carbono: Se for ao almoço optar por uma porção de Hidratos de Carbono, como o arroz integral ou quinoa;
  4. Tempero: Para temperar deve optar por azeite (menos de 1 colher de sobremesa), sal, vinagre ou sumo de limão, ervas aromáticas;
  5. Crocância: Pode tornar a sua salada mais crocante, adicionando sementes ou frutos secos partidos.

Fitgym: Tonificar nunca foi tão bom!