Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Flacidez Cutânea - Como reduzir?

17 de agosto de 2020
Udostępnij
Flacidez Cutânea - Como reduzir?

Um dos grandes dramas que acompanha quem pretende perder peso, é o surgimento da flacidez cutânea. As “peles” que ficam depois da perda de peso.

A boa notícia? Há formas de contornar a inestética flacidez.

Não há uma solução única, e muitas vezes o problema não fica resolvido sem tratamentos mais agressivos. Mas, hoje em dia, há alternativas menos dispendiosas, menos dolorosas e com bons resultados. Claro está, que é preciso reunir um conjunto de estratégias para obter bons resultados.

Em primeiro lugar vamos perceber porque motivo ficamos flácidos.

Fatores genéticos- de entre os fatores responsáveis pela flacidez, há alguns que podemos controlar. Há outros que apenas podemos minimizar, pois estão inscritos no nosso código genético. No entanto, somos apologistas de que não há impossíveis.

O nosso código genético funciona como um conjunto de interruptores. Manifesta-se quando nós ligamos esses interruptores. Ou seja, se o seu estilo de vida não ativar os “maus genes” tem menos probabilidade de desenvolver determinadas caraterísticas, ainda que tenha maior facilidade/tendência para.

Resumindo, não pode dar motivos, ao seu organismo, para o atraiçoar nos passos que deve seguir com vista ao seu objetivo.

Idade- A idade é um inimigo no que toca a flacidez cutânea. É sabido que com o avançar da idade, os tecidos vão perdendo tonicidade.

Este efeito, deve-se à redução da produção de colagénio. O colagénio é responsável pela sustentação dos tecidos, como a pele.

A partir dos 25 anos, o nosso organismo reduz a produção de colagénio. Esta é ainda mais acentuada no pós menopausa, para as senhoras. Para os senhores, ocorre mais devagar.

As perdas de colagénio, verificam-se com o aparecimento das primeiras rugas e com a flacidez que começa a surgir noutras partes do corpo, como barriga, braços, pernas e nádegas.

Maus hábitos- As poucas horas de sono e os hábitos tabágicos ajudam a reduzir a microcirculação. O resultado será o surgimento da flacidez mais cedo e mais evidente. Não só pela redução da microcirculação e redução acentuada da produção de colagénio, como também pela maior dificuldade em regenerar tecidos e criar massa magra que sustente a pele.

Sedentarismo- Uma das consequências flagrantes do sedentarismo é a perda de massa muscular. Esta, só por si, promove o aspeto flácido e laxo.

Perda de massa gorda- A perda de massa gorda trata com certeza muitos males. Mas não ajuda de todo a tratar a flacidez. Como a massa gorda “preenche” de certa forma a pele. A sua perda, se a pele não for devidamente cuidada, resulta em flacidez. É preciso prevenir! 

Como reduzir a flacidez?

Suplementos alimentares- Ora se a perda de colagénio é um dos principais fatores por detrás da flacidez da pele, e se vamos perdendo a capacidade de produzir esta proteína, a sua reposição pode ajudar. Há ainda outros ingredientes que nutrem a pele. Uma pele saudável, bem nutrida por dentro e por fora, tem maior elasticidade e consegue acompanhar facilmente as oscilações de volume corporal.

https://pt.fmworld.com/pt/products/collabeauty-q10-expert--6697/

https://pt.fmworld.com/pt/products/nutricode-beauty-detox-5345/

Nutrição- Sabemos que a beleza vem de dentro. A nutrição da pele, especialmente da pele, também!

A ingestão de água é o primeiro passo para uma pele hidratada e luminosa.

O uso das sementes, frutos secos e ervas aromáticas frescas, promove a desintoxicação da pele, bem como a renovação celular.

Já a restrição do consumo de alimentos processados, liberta a sua pele da oleosidade excessiva, das impurezas e do aspeto baço/pouco saudável.

Na dieta do FITGYM, contemplamos todos estes cuidados.

Tratamento tópico- A dermocosmética, hoje em dia, pode ajudar a melhorar quase tudo. A flacidez não é exceção. A UTIQUE dispõe de produtos de alta tecnologia que atuam na firmeza da pele https://pt.fmworld.com/pt/products/utique-creme-corporal-refirmante-firming-complex-5641/

Com complexos únicos e patenteados cujo efeito foi estudado e aprovado.

Além de um bom reafirmante, pode recorrer também a um bom hidratante. Desde o óleo ao creme ou loção, as opções são mais que muitas. É importante que num processo de perda de peso, se mantenha a pele bem hidratada.

Exercício físico- O exercício físico só por si, não fornece tonicidade à pele. Ou, pelo menos, não diretamente. Mas vejamos: se ao aumentar a massa magra, fico com um corpo mais firme, também a flacidez cutânea será atenuada visivelmente. Além disso, o exercício físico traz vantagens endócrinas (hormonais) que propiciam o tônus cutâneo e a aumentam a capacidade de renovação celular.

Melhora dos hábitos/estilo de vida- Se o tabagismo e as noites mal dormidas não ajudam a obter um corpo de sonho e uma pele saudável, então a solução passa por lançar a si mesmo mais um desafio e libertar-se desses hábitos.

Melhore os seus hábitos, ganhe vida e fique mais bonito!