Voltar à lista Artigo seguinte Artigo anterior

Fadiga Muscular?

24 de agosto de 2020
Udostępnij
Fadiga Muscular?

Certamente em algum momento, já sentiu falta de força quando vai levantar um haltere.

Ou parece que as pernas não querem colaborar no momento da corrida.

A dor, o desconforto até já afeta o seu dia a dia, mesmo quando não treina.

A fadiga muscular é um obstáculo na vida de quase todos os atletas. Para quem pratica exercício físico, pode ditar a pagarem, lesões, desmotivação e pode atrasar a sua chegada à meta.

Ocorre por diferentes motivos, mas o desfecho é quase sempre o mesmo.

No FITGYM, queremos que esteja sempre na sua forma máxima. Queremos que atinja a meta em condições de poder usufruir dela.

Ora vejamos,

Porque surge afinal a fadiga muscular?

Há todo um equilíbrio entre um conjunto de fatores para que o nosso corpo esteja em bom funcionamento.

Quando praticamos exercício físico, as necessidades de alguns desses fatores estão aumentadas. A fadiga muscular resulta da não resposta a estas necessidades.

Ocorre um esgotamento do músculo, perda de força, dificuldade em manter rotinas de treino, fadiga, cansaço.

Má nutrição- A carência de alguns ingredientes, impedem a adequada recuperação muscular. Na maioria das vezes o importante não é a quantidade de alimentos no pré e pós treino mas sim o tipo. No FITGYM, o pré e o pós treino estão adequados, ao bom desempenho durante os treinos do programa, e à recuperação adequada do musculo.

De ressaltar a importância dos antioxidantes, como por exemplo a vitamina E, A, C e os minerais como o zinco. Estes neutralizam os radicais livres produzidos durante o exercício e que podem trazer dificuldades na recuperação.

No pós treino apostamos em fontes de açúcares, como a fruta, que permitem a reposição rápida do glicogénio muscular e auxiliam na recuperação do esforço.

Ao longo do dia, é importante que haja um bom aporte de hidratos de carbono para garantir energia e evitar o esgotamento muscular. É também muito importante a ingestão de proteína de alto valor biológico, como os alimentos de origem animal (carne/peixe e ovo). Basta seguir as regras do programa, tanto alimentares, como de suplementação.

Pensamos em todos os nutrientes essenciais.

Treino desajustado- O treino deve ser sempre desenhado consoante o objetivo e ajustado à capacidade física de cada um. Deve estar no limite do esforço máximo tolerado para produzir resultados na perda de massa gorda e tonificação. Treinos com cargas excessivas, prolongados no tempo, com intensidades e duração desajustadas à capacidade física e/ou objetivo, podem ditar a sentença.

No nosso programa tem ao seu dispor 3 níveis de intensidade diferentes. Escolha o mais adequada para si segundo os nossos conselhos no separador “treinos” deste blog. Ou, teste o nível que acha que se adequa a si e escolha o nível de intensidade a partir da sensação que obteve no primeiro treino.

Hidratação insuficiente- A água é um combustível para o nosso organismo. Não como fonte de energia, mas como ingrediente indispensável ao funcionamento da “máquina”. Quem pratica exercício físico tem necessidades aumentadas. Logo, o famoso 1,5l não é suficiente. A desidratação é um dos principais responsáveis pela sensação de fadiga e é muitas vezes marginalizada. Vigie a cor da sua urina!

Desrespeito pelos descansos- O tempo de descanso é tão ou mais importante do que o tempo de treino. Para os objetivos a que o FITGYM se propõe, o treino FITGYM, não deve ser aplicado mais do que 4 vezes por semana, em dias intercalados com dias de descanso. Ou seja, treina dia sim/dia não. Nos dias de descanso pode ser aplicado um estímulo diferente, uma caminhada por exemplo ou até mesmo uma corrida para quem apresenta maior capacidade física. Lembre-se: é no descanso que o musculo regenera. Sem ele não há crescimento muscular, força e resistência.

FITGYM- o programa criado a pensar nos seus resultados!

Emagreça e ganhe saúde!